
Cardoso Varela, aqui ainda nos tempos da formação portista, deixou o Olival no ano passado
Foto: FC Porto
Possibilidade de o jovem atacante assinar pelo clube catalão causa indignação no F. C. Porto
Corpo do artigo
A imprensa espanhola noticiou, esta quinta-feira, que Cardoso Varela está perto de assinar contrato com o Barcelona, cerca de um ano depois de ter fugido da formação portista para jogar num clube das divisões secundárias da Croácia. Essa possibilidade está a revoltar o F. C. Porto.
Ao que o JN apurou, a Direção liderada por André Villas-Boas já contactou, por escrito, o clube catalão e a Real Federação Espanhola, para tentar perceber o que está a acontecer com o jovem avançado, de 16 anos. A confirmar-se a contratação pelo Barcelona, os dragões consideram o caso vergonhoso.
Recorde-se que, no verão de 2024, depois de se ter destacado ao serviço de Portugal no Europeu de sub-17, Cardoso Varela, então com apenas 15 anos, deixou de aparecer nos treinos dos escalões de formação do F. C. Porto. O clube azul e branco levou o caso à FIFA, alegando que o jovem jogador foi desviado pelos agentes para um clube da 4.ª divisão da Croácia, com motivações de ordem financeira.
Esse clube serviria, de acordo com a queixa portista, de ponte para outro clube europeu, alegadamente alemão. Um ano depois, o destino de Varela pode, afinal, não ser a Bundesliga, mas o Barcelona, embora não haja ainda confirmação de qualquer assinatura de contrato por parte do emblema "blaugrana".

