Azuis e brancos evitam o título encarnado no Dragão Arena, vencendo terceiro jogo da final do campeonato nacional por 82-76. Benfica lidera série por 2-1 e disputa o quarto jogo, novamente no Porto, este domingo (18 horas)
Corpo do artigo
O F. C. Porto venceu esta noite o Benfica no jogo 3 da final do campeonato, por 82-75, e manteve-se vivo na corrida pelo título nacional. Depois de perder os dois primeiros encontros da série (94-95 no Dragão e 81-89 na Luz), os dragões reagiram em casa e reduziram para 2-1, impedindo que os encarnados festejassem o título e obrigando à realização de um quarto jogo.
Sabendo que não tinha margem de erro, a entrada dos portistas foi arrasadora. Com triplos consecutivos de Williams, Landis e Douglas e uma defesa sem abrir brechas, o F. C. Porto disparou no marcador e impôs um primeiro parcial de 21-6. O Benfica, com um arranque desinspirado, somou apenas dois cestos de campo e dois lances livres em todo o período.
No segundo quarto, os encarnados conseguiram equilibrar a partida. Rorie, Carvacho e Broussard deram sinais de vida no ataque dos lisboetas, mas a equipa da casa manteve, com algum sacrifício, o controlo. Com Douglas a liderar na linha exterior e Fayne e Landis a somarem em zonas interiores e nos lances livres, os portistas conservaram uma vantagem confortável ao intervalo: 40-25.
O terceiro período manteve o equilíbrio, mas sempre com o F. C. Porto a controlar o rival. A equipa nortenha continuou a encontrar soluções ofensivas com contribuições de Landis, Williams e Washpun. O Benfica melhorou em algumas fases, com pontos de Broussard, Rorie e Relvão, mas nunca conseguiu baixar a diferença de forma significativa, mantendo os dragões em vantagem com um 63-47.
O último quarto foi entusiasmante, com ambas as equipas a acelerar o ritmo. O Benfica tentou o tudo por tudo e teve em Elmer Francisco a figura inesperada da reação, somando 10 pontos no parcial. Ainda assim, o F. C. Porto nunca perdeu a dianteira. Williams e Fayne voltaram a ser decisivos e, mesmo com alguma pressão final dos encarnados através de triplos de Stone, os dragões seguraram a vitória por 82-75 e mantiveram-se vivos na luta pelo título.
A final segue agora para o Jogo 4, marcado para o próximo domingo, novamente no Dragão Arena, onde o F. C. Porto tentará empatar a série e evitar que o Benfica festeje o campeonato no recinto portista.