
Miguel Pereira/Global Imagens
F. C. Porto e Federação Portuguesa de Basquetebol anunciaram, através de comunicado, diversos compromissos conjuntos. Azuis e brancos não vão falhar mais nenhum jogo.
A Federação Portuguesa de Basquetebol comprometeu-se a divulgar publicamente a classificação e avaliação dos árbitros, bem como informar antecipadamente "os árbitros escolhidos para pontos altos e fases decisivas da competição". Ainda no mesmo comunicado, a FPB prometeu dinamizar o "grupo de trabalho criado para análise de situações de jogo relacionadas com a arbitragem" e apostar em estudos "para encontrar meios tecnológicos que possibilitem a comunicação entre os árbitros" e o registo da mesma.
Estas medidas surgem na sequência das faltas de comparência do F. C. Porto nos jogos da Liga frente à Ovarense e Oliveirense, que segundo a FPB "resultaram elevados prejuízos para o prestígio da modalidade" .
Os portistas estavam contra a nomeação da equipa de arbitragem para esses mesmos embates. Em causa estava o facto de terem sido nomeados os árbitros Paulo Marques e Fernando Rocha, ambos presentes no polémico Sporting-F. C. Porto (86-85), da época passada, que acabou por garantir o título de campeão para os leões.
Recorde-se que caso o F. C. Porto registasse uma terceira falta de comparência, seria excluído do campeonato.
