O F. C. Porto venceu, este domingo, em casa, a Académica de Coimbra, por 3-1, em jogo da 26.ª jornada da Liga de futebol. Os portistas consolidaram a terceira posição, agora com 52 pontos, a oito pontos do Sporting, que continua em segundo lugar. Já a Briosa mantém-se com 32 pontos e desceu para o nono lugar.
Corpo do artigo
Os dragões chegaram ao intervalo a vencer por 3-0. Jackson Martínez inaugurou o marcador aos 4 minutos e Ghilas elevou para 2-0 antes da meia hora (24 minutos). Jackson Martínez voltou a marcar ainda no primeiro tempo (40 minutos), de grande penalidade, após derrube de Makelele a Quintero na grande área.
Pouco depois do recomeço do jogo (53 minutos), a Académica reduziu para 1-3, num golo apontado por Rafael Lopes. As duas equipas tiveram mais oportunidades para voltaram a marcar, com destaque para um lance ocorrido aos 74 minutos, em que o guarda-redes Fabiano, do F. C. Porto, evitou por pouco o segundo golo da Briosa.
De referir que o árbitro Manuel Mota, devido a inferioridade física, só dirigiu o jogo no primeiro tempo. Um encontrão involuntário de Fernando Alexandre, jogador da Académica, logo aos 12 minutos, derrubou no relvado o "juiz" de Braga, que depois ainda se manteve em funções até ao final da primeira parte. No segundo tempo, Ricardo Coimbra, que inicialmente foi o quarto árbitro da partida, assumiu a condução do jogo.