O F. C. Porto venceu a Ovarense (77-60) e igualou a meia-final da Liga de basquetebol. O terceiro encontro da eliminatória está agendado para o próximo domingo, em Ovar. Amanhã disputa-se o segundo jogo da semifinal entre Benfica e Oliveirense.
Corpo do artigo
A primeira parte no Dragão Arena teve poucos pontos, culpa de duas equipas algo precipitadas na hora de atacarem o cesto e com taxas de eficácia modestas da linha dos três pontos, ambas abaixo dos 30%, ainda que o F. C. Porto até tenha concretizado cinco triplos, mas em 18 tentativas.
Com poucos ressaltos ofensivos de parte a parte, as defesas iam levando a melhor, apesar das ameaças portistas em largarem o adversário no marcador, algo que viria a acontecer na reta final do segundo período, levando a que o resultado ao intervalo fosse de 34-28, favorável aos dragões.
Os azuis e brancos foram capazes de dar continuidade à boa fase no terceiro período, marcado ainda assim por muitas paragens, decisões polémicas do trio de arbitragem e alguns momentos tensos entre jogadores de ambas as equipas na "quadra".
Apesar de tudo isso, o F. C. Porto abriu uma vantagem que chegou a ser de 17 pontos (52-35), com os vareiros a conseguirem encurtá-la um pouco na reta final do terceiro parcial, que fechou com 55-44 no marcador.
O último período foi controlado pelos dragões, que não demoraram a voltar a alargar a diferença para perto das duas dezenas de pontos, perante uma Ovarense algo precipitada no ataque (sete turnovers só no quarto parcial) e pouco esclarecida na hora de lançar ao cesto (35,7% de eficácia).
No final, vitória confortável para o F. C. Porto, por 77-60. Aaron Harrison e Cleveland Melvin chegaram aos 15 pontos nos dragões, tal como Odigie pela Ovarense. O portista Omlid (15 pontos e 10 ressaltos) e o vareiro Bailey (10 pontos e 10 ressaltos) assinaram um duplo-duplo.
O terceiro jogo da meia-final, que se disputa à melhor de cinco encontros, está marcado para domingo, em Ovar (15 horas). Esta sexta-feira realiza-se a segunda parte da restante semifinal do play-off da Liga, entre Benfica e Oliveirense (20.30). As águias venceram o primeiro jogo por 100-55.