Miguel Ribeiro, presidente da SAD, explica o investimento. Minhotos competem hoje na Youth League pela primeira vez.
Corpo do artigo
Dia histórico para o Famalicão, que, hoje, pela primeira vez em 92 anos de existência, terá uma equipa a disputar uma competição europeia. O feito surge na sequência do também inédito título nacional de sub-19, na época passada, que permitiu que esta tarde, a partir das 15 horas, os famalicenses arranquem o percurso internacional frente aos dinamarqueses do Midtjylland, na primeira eliminatória da Youth League.
“Acreditamos na competência, mas estamos agora a colher aquilo que semeámos há alguns anos. Se temos um bom retorno desportivo e financeiro, é porque criámos as condições para tal, apostando nos recursos humanos e nas infraestruturas”, disse, ao JN, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, que ainda recentemente promoveu um investimento de três milhões de euros na Academia do Clube, construindo novos relvados e valências para a equipa principal e para os escalões de formação de sub-23 a sub-17.
Os frutos desse trabalho, que o dirigente qualifica de “investimento e não gasto”, ficaram patentes no inédito título nacional júnior, mas também nos jogadores que já estão a ser aproveitados na equipa sénior. “Na nossa visão, esta será a primeira de muitas participações europeias que planeamos para todas as nossas equipas”, vincou Miguel Ribeiro.
Já Rui Tomé, treinador da equipa que hoje fará história, espera uma adversário “com muitas competências”, mas mostrou-se confiante na resposta dos jogadores, “Este jogo é uma oportunidade para mostrarmos o que temos feito nos últimos anos, até porque temos várias gerações representadas nesta equipa”, disse o técnico.
Se passarem esta eliminatória inicial, disputada a duas mãos, os minhotos terão ainda mais duas rondas pela frente para tentarem o apuramento para fase de grupos da Youth League.
As figuras
Martim Almeida
Idade: 18 anos
Posição: médio
Sendo um dos campeões nacionais sub-19, este médio já está a evoluir na equipa principal, mas joga pelos sub-23.
Hugo Oliveira
Idade: 19 anos
Posição: defesa-central
Sendo também um dos campeões em 2023, Hugo já é internacional sub-20 português e treina na equipa principal.