Pela primeira vez na história da Fórmula 1, dois irmãos vão participar numa sessão de treinos livres ao serviço da mesma equipa. Charles Leclerc, que ainda luta pelo segundo lugar do Mundial de pilotos, vai contar com a companhia de Arthur no Circuito de Yas Marina.
Corpo do artigo
Segundo os regulamentos da FIA, todos os pilotos devem ceder, pelo menos uma vez na temporada, o respetivo lugar numa sessão de treinos livres a um outro piloto que não tenha mais de dois grandes prémios efetuados ao longo da carreira.
Oliver Bearman é o homem de reserva da Ferrari, mas o inglês já participou em três corridas de 2024, pelo que a marca italiana decidiu optar por Arthur Leclerc, de 24 anos, que é piloto de desenvolvimento da equipa italiana, pela qual também corre no Campeonato Italiano de GT, além de ter participado nas European Le Mans Series.
Arthur terminou o campeonato de Fórmula 2 de 2023 na 15.ª posição, com dez pontos conquistados e um pódio, e agora vai sentar-se, pela primeira vez, ao volante do SF-24 da marca do cavalinho rampante nos treinos livres 1 para o Grande Prémio de Abu Dhabi.
A família Leclerc assina, assim, um momento histórico no Grande Circo, num fim de semana no qual Charles Leclerc tem de recuperar oito pontos a Lando Norris para se sagrar vice-campeão do Mundo, enquanto a Ferrari também disputa com a McLaren o título de construtores.