
Francesco Farioli revelou que o clube está a trabalhar para garantir reforços em janeiro
Foto: Miguel Pereira
O treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli, destacou a evolução demonstrada pelo rival desta segunda-feira à noite, o Estrela da Amadora, desde que trocou de treinador e confirmou que Reodrigo Mora e Gabri Veiga estão recuperados e prontos para defrontar os tricolores.
O treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli, destacou aevolução demonstrada pelo rival desta segunda-feira à noite, o Estrela da Amadora, desde que trocou de treinador e confirmou que Reodrigo Mora e Gabri Veiga estão recuperados e prontos para defrontar os tricolores.
"O Rodrigo está totalmente apto, o Gabri também já treinou e vão estar os dois na lista de [de convocados]. O meio-campo é o coração da equipa, é possível jogarem juntos, mas há muitas outras possibilidades. O Pablo [Rosario] também pode jiogar entre as posições 8 e 10 e dá equilíbrio à equipa. O mais importante é sempre a conexão entre os jogadores", afirmou o técnico, satisfeito por ter tido mais um dia de descanso entree a partida da Liga Europa, com o Malmo, e o regresso ao campeonato.
Já depois de abordar a possibilidade de o F. C. Porto se reforçar no mercado de janeiro - "estamos em sintonia com o presidente e sabemos que o clube quer fazer um esforço para tornar a equipa mais forte" -, Farioli preferiu centrar as atenções no duelo desta segunda-feira.
"Quase ainda não falamos no Estrela. Estamos a preparar o mercado, mas o foco está no jogo de amanhã. Vamos defrontar uma equipa que está muito bem, mudou de treinador, o que está a ter impacto. São uma das melhores equipas na criação ofensiva e vai obrigar-nos a muita atenção. Vai ser importante ter a mesma atitude que tivemos na segunda parte com o Tondela", destacou.
A formação da Amadora foi a última a derrota o F. C. Porto no campeonato - da época passada -, mas Farioli sabe que o momento é completamente diferente.
"Não devemos ir tanto ao passado. Não há qualquer "vendetta" (desforra). Estamos no nosso caminho. O Estrela vai criar dificuldades, fez um grande investimento para contratar o atual treinador e teve impacto. Não nos podemos distrair nem por um segundo. Contra o Malmo, desligamos durante cinco minutos e sofremos logo um golo. O meu trabalho diário é manter toda a gente atenta, com a energia e a vontade necessárias. Ainda não garantimos nada e o jogo de amanhã é essencial", especificou.
Prestes a perder Zaidu, que vai jogar a Taça das Nações Africanas, e ficar apenas com Francisco Moura como defesa esquerdo, Farioli lembrou que Kiwior e Martim Fernandes também já jogaram na posição, antes de elogiar o trabalho que tem sido feito por Samu, que voltou recentemente aos golos.
"Não sei se ansioso é a palavra certa para o descrever. Quer marcar golos, chamar-lhe-ia desejo de marcar e ajudar a equipa, algo essencial para um ponta de lança. É um número 9 de topo, mas o desejo dele de marcar nunca contraria a necessidade coletiva de ganhar jogos: é capaz de passar a bola mesmo em frente da baliza e trabalha muito. Estou muito feliz com essa ansiedade de marcar", referiu, admitindo que a possibilidade de Rodrigo Mora jogar como falso 9 "é uma boa ideia que até já foi testada com o Estrela Vermelha" e elogiando a evolução de Karamoh e de Alarcón. "São mais duas alternativas que temos no plantel".

