Dezena de jogadores do atual plantel dos dragões tem hipóteses de estar no Mundial 2022. Recorde é de nove.
Corpo do artigo
A qualificação de Portugal para o Mundial fez subir as hipóteses de os dragões terem uma representação significativa no torneio que se realiza no Catar, existindo mesmo a forte possibilidade de a edição de 2022 entrar para o pódio das que tiveram mais jogadores portistas em prova.
À condição, tendo em conta que este Campeonato do Mundo se realizará com a próxima época em pleno andamento, com todas as indefinições que ainda se colocam relativamente ao plantel azul e branco para 2022/23, o número de futebolistas do F. C. Porto que podem sonhar com a presença ronda os 10.
Na última convocatória de Portugal, estiveram quatro (Diogo Costa, Pepe, Vitinha e Otávio), mas há mais dois com possibilidades remotas de serem chamados: Rúben Semedo e Fábio Vieira. Em relação aos estrangeiros, Grujic (Sérvia), Taremi (Irão) e Eustaquio (Canadá) têm a presença quase garantida, enquanto Marchesín (Argentina) precisa de voltar a jogar com regularidade para ser convocado, o que se afigura complicado se Diogo Costa estiver no F. C. Porto na próxima temporada. Mbemba (Congo), Uribe (Colômbia) e Zaidu (Nigéria) estiveram até à última na luta pelo apuramento, mas acabaram eliminados.
No caso de haver, no mínimo, sete portistas em competição no Catar, a edição de 2022 ficará apenas atrás das de 1986 e de 2014, que contaram com nove jogadores do F. C. Porto: João Pinto, Bandeirinha, Inácio, André, Jaime Magalhães, Futre, Gomes (Portugal), Madjer (Argélia) e Mlynarczyk (Polónia) foram ao México; Varela (Portugal), Fucile (Uruguai), Diego Reyes e Herrera (México), Quintero e Jackson Martínez (Colômbia), Defour (Bélgica), Ghilas (Argélia) e Mangala (França) estiveram no Brasil.
Para já, o pódio fica completo com o Mundial 2002, realizado no Japão e na Coreia do Sul, onde estiveram sete dragões: Vítor Baía, Jorge Andrade, Capucho (Portugal), Paredes (Paraguai), Pavlin (Eslovénia), Alenitchev (Rússia) e Benni McCarthy (África do Sul).
No Mundial 2010, organizado pela África do Sul, houve seis jogadores do F. C. Porto: Beto, Bruno Alves, Rolando, Raul Meireles (Portugal), Fucile e Álvaro Pereira (Uruguai). Na edição de 2018, realizada na Rússia, foram cinco os portistas chamados: Ricardo Pereira (Portugal), Maxi Pereira (Uruguai), Reyes, Herrera e Corona e (México). Em 2006, na Alemanha, foram apenas três os portistas convocados: Lucho González (Argentina), Ricardo Costa e Hélder Postiga (Portugal).