Fatos e gravatas em vez de calções e chuteiras: as imagens da gala da Liga de clubes
A gala Liga Portugal Awards 2024 decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, esta segunda-feira à noite, com nomes sonantes do futebol macional. Imagens da galeria da autoria do fotojornalista André Rolo.
Corpo do artigo
Rúben Amorim venceu o prémio de melhor treinador da I liga de futebol em 2023/24, época na qual conduziu o Sporting ao 20.º título de campeão nacional, repetindo o feito conseguido em 2020/21. "Achamos um bocadinho redutor [estes galardões individuais] quando olhamos para o rendimento de uma equipa, que é aquilo que estamos aqui a celebrar. Geralmente, ganha o [a distinção de] melhor treinador aquele que vence o campeonato, mas este prémio não é só nosso", reagiu o técnico, de 39 anos, citando vários elementos da estrutura leonina no seu discurso.
Viktor Gyökeres foi eleito melhor jogador da I Liga de futebol em 2023/24, após ter contribuído com 29 golos e nove assistências em 32 encontros para o 20.º título de campeão nacional do Sporting. "Obrigado pelo apoio da equipa, do 'staff', dos adeptos e também dos adversários, que puxam pelo melhor de mim. Foi um grande ano e espero que este ainda seja melhor. Segredo? Foi tentar ouvir o mais possível o treinador [Rúben Amorim]", reagiu o avançado sueco, de 26 anos, ao discursar na gala Liga Portugal Awards.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, e o ex-selecionador nacional Fernando Santos, campeão europeu em 2016, foram também homenageados na gala anual da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
"É justo dizer que não esquecemos o futebol profissional ao longo destes 12 anos. Se me permitem, penso que este galardão é uma forma de a própria LPFP agradecer à FPF e à sua direção por aquilo que temos vindo a fazer", expressou Fernando Gomes, reconhecido com o prémio Mérito Desportivo na Alfândega do Porto.
O evento encerrou com a entrega do galardão Presidente por parte de Pedro Proença, líder da LPFP, ao ex-selecionador nacional Fernando Santos. "Ninguém ganha sozinho, é impossível. Eu não ganhei nada, quem ganhou fomos nós. As vitórias que me levam a estar aqui hoje são de Portugal e dos portugueses", apontou o atual selecionador do Azerbaijão, de 69 anos, que conduziu a seleção nacional aos únicos troféus internacionais no patamar sénior, entre 2014 e 2022.
Lista de vencedores dos prémios:
- Campeão da I Liga: Sporting
- Melhor jogador da I Liga: Viktor Gyökeres (Sporting)
- Melhor treinador da I Liga: Rúben Amorim (Sporting)
- Golo do ano da I Liga: João Mendes (Vitória de Guimarães)
- Campeão de inverno: Sporting de Braga
- Campeão da II Liga: Santa Clara
- Futebol feminino: Benfica
- Mérito Desportivo: Fernando Gomes
- Presidente: Fernando Santos
- Hall of fame: Paulo Sousa
- Prestígio: José Pereira
- Talento que marca o mundo: Artur Soares Dias
- O futebol és tu: F.C. Porto
- O futebol que nos une: Associações distritais e regionais
- Reconhecimento internacional: European Leagues
- Parceiro: Betclic