Faz hoje 42 anos que Pinto da Costa foi eleito presidente do F. C. Porto
Foi candidato único e recebeu 4573 votos dos sócios azuis e brancos. Ao longo de quatro décadas de liderança tornou-se no presidente mais titulado do Mundo. Colecionou amigos, mas também muitos inimigos na defesa do F. C. Porto.
Corpo do artigo
A 17 de abril de 1982, Pinto da Costa foi eleito presidente do F. C. Porto face da desistência da lista A, liderada por Afonso Pinto Magalhães, com 4573 dos 5024 votos contabilizados. Seis dias depois, seria empossado líder dos azuis e brancos, com Sardoeira Pinto como presidente da Mesa da Assembleia Geral e, no mesmo dia, somou o seu primeiro título com a conquista da Taça das Taças com equipa de hóquei em patins.
Poucos imaginavam que duas temporadas depois, em 1984, o F. C. Porto estaria na primeira final europeia, na Taça das Taças, em Basileia, frente à Juventus de Platini e Boniek, cumprindo-se uma promessa do ato eleitoral: "Se queres um F. C. Porto forte em Portugal e na Europa, vota na lista B, Jorge Nuno Pinto da Costa". Apesar do golo de António Sousa, a equipa perdeu, por 2-1, e viu adiado o sonho. Mas em junho, o hóquei em patins voltou a dar alegrias aos portistas e venceu o Novara, numa final a duas mãos, que permite arrecadar a primeira Taça dos Campeões Europeus.