Projeto arrancou com apoio empresarial e o clube já inscreveu três equipas na Liga Carlos Alberto.
Corpo do artigo
As escolinhas de formação do F.C. Avintes prometem atrair mais crianças para a formação do clube de Vila Nova de Gaia, que arrancou em novembro com um novo projeto de formação, que tem vindo a ganhar forma. “O objetivo passa por revitalizar e restruturar a academia do F.C. Avintes. Temos crescido em número de atletas e esperamos poder atrair ainda mais, enquanto os vamos desenvolvendo, com muito contacto com bola e uma parte lúdica importante”, explicou, ao JN, Tiago Rodrigues, coordenador das escolinhas do F.C. Avintes.
Com um orçamento reduzido, a academia vale-se do apoio financeiro da MF Martins, uma empresa local, sem a qual o projeto dificilmente teria pernas para andar. “Face à nossa revitalização e ao apoio da comunidade avintense, foi-nos permitido inscrevermos equipas na Liga Carlos Alberto, em Sub-6, Sub-8 e Sub-9, porque achamos que a competição é importante para as crianças e lhes vai dar recursos que o nosso treino possa não ter, por mais completo que seja. Vão conviver com crianças diferentes enquanto jogam”, acrescentou.
A academia de formação do F.C. Avintes junta o útil ao agradável e abriu portas a treinadores em formação, que aproveitam para estagiar. “As nossas treinadoras dos Sub-6 frequentam o curso profissional de desporto. Mas temos atletas que competem nas equipas sub-16 e Sub-17 do F.C. Avintes que quiseram abraçar esta experiência e que nos têm ajudado”, sublinhou Tiago Rodrigues, que também é professor de educação física e está atento à evolução física das crianças e das questões motoras que muitas vezes são detetadas nestas alturas. “A ideia que temos é inspirar-nos no futebol de rua e permitir que estas crianças possam evoluir naturalmente, em termos físicos, pelo que temos promovido várias atividades”, completou.
A vontade dos responsáveis do clube passa por promover o projeto, de forma que cresça no futuro e Tiago Rodrigues revelou várias iniciativas a desenvolver: “Começamos com jogos amigáveis com academias no mesmo contexto. Mas queremos ir às escolas para atrair crianças que queiram aprender connosco, criamos alguns dias abertos para que pudessem experimentar um treino, ainda vamos organizar um torneio de Páscoa e criar um campo de férias”.