O F. C. Porto anunciou à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) a compra de 18,79% do capital da SAD, que pertencia à Somague, por 1,8 milhões de euros, passando a deter 60,52% da sociedade desportiva.
Corpo do artigo
Perante este reforço, e de acordo com o previsto no Código de Valores Mobiliários, viu-se obrigado a fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade das ações ordinárias, nominativas e escriturais que não são titularidade do clube ou cujos inerentes direitos de voto sejam imputáveis ao clube. O F. C. Porto oferece 0,65 cêntimos por ação (o mesmo valor pago à Somague).
À tarde, os acionistas aprovaram o aumento do capital social da SAD, no montante de 37,5 milhões de euros, com mais de 11 mil votos a favor e 100 contra, em assembleia-geral extraordinária. Esta operação é feita "por entradas em dinheiro através de subscrição particular pelo F. C. Porto de 7,5 milhões de ações preferenciais sem voto, escriturais e nominativas", pode ler-se no comunicado.
A entrada de capital serve para a SAD do F. C. Porto cumprir os pressupostos do fair--play financeiro imposto pela UEFA, que exige o equilíbrio entre as receitas e as despesas no balanço de três exercícios, não permitindo desvios além de cinco milhões de euros. Em 2011/12, os dragões tiveram um prejuízo de 33,5 milhões de euros, mas na época passada fecharam as contas com um lucro de 20 milhões. No entanto, é expectável que possam apresentar prejuízos no relatório a apresentar ainda este mês.
Este reforço de capital surge com a possibilidade de a SAD comprar ações representativas de até 50% do capital da EuroAntas, empresa pertencente ao clube e que detém o Estádio do Dragão. Ou seja, o clube troca parte da participação do recinto por um lote de ações da sociedade e isso permite a entrada de dinheiro - a proposta foi aprovada por unanimidade na reunião magna realizada com os acionistas. Na assemblei- geral foi ainda aprovada, por unanimidade, a cooptação do administrador Fernando Gomes, antigo presidente da Câmara do Porto, face à renúncia de Angelino Ferreira, responsável pela área financeira.
À noite, os sócios aprovaram, por maioria, a compra pela SAD de até 50% do capital da EuroAntas ao clube. Os associados cumpriram um minuto de silêncio em memória de Sardoeira Pinto, antigo presidente da AG.