Federação francesa de ténis privilegia atletas locais a estrelas nos convites para Roland Garros
Como esperado, a organização do torneio de Roland Garros, a segunda prova do Grand Slam na atual temporada de ténis, privilegiou tenistas franceses na atribuição de convites para o quadro principal. Nomes como Dominic Thiem, Emma Raducanu ou Caroline Wozniacki vão ter de disputar as fases de qualificação.
Corpo do artigo
É habitual, nos principais torneios do circuito ATP, ver o comité organizador privilegiar tenistas locais na hora de distribuir os convites (wildcards) para os quadros principais, destinando-os a jovens talentos emergentes ou a jogadores consagrados que não têm, naquele momento, o ranking mínimo exigido para disputar a prova.
Este ano, a organização de Roland Garros levou essa máxima ao extremo, convidando para os quadros masculino e feminino apenas atletas de nacionalidade francesa, à exceção dos australianos Adam Walton e Ajla Tomljanovic e dos norte-americanos Nicolas de Alboran e Sachia Vickery.
“Estamos em França. Por isso, como sempre, os talentos nacionais terão o seu espaço", partilhou a Federação Francesa de Ténis, aquando do anúncio dos atletas presenteados com um convite para o quadro principal de Roland Garros, em 2024.
A escolha acabou por motivar algumas críticas, uma vez que, de fora, ficou, entre outros, o austríaco Dominic Thiem, finalista do torneio parisiense em 2018 e 2019, e que revelou, recentemente, que vai retirar-se da modalidade no final da época.
Ainda assim, é no setor feminino que se verificam as escolhas mais incríveis, uma vez que ficaram de fora do quadro principal as antigas número 1 mundiais Simona Halep, vencedora do torneio em 2018, e Caroline Wozniacki, bem como a britânica Emma Raducanu, que conquistou o US Open em 2021. A romena Halep, diga-se, abandonou, ontem, o torneio de categoria Challenger de Paris devido a lesão.
A edição 2024 do torneio de Roland Garros disputa-se entre os dias 20 de maio de 9 de junho, em Paris. No que toca ao contingente português, Nuno Borges, número 53 no ranking mundial, tem lugar garantido no quadro principal, para o qual Francisca Jorge, Henrique Rocha e Jaime Faria vão tentar apurar-se na fase de qualificação. Em pares, Nuno Borges (ao lado de Arthur Rinderknech) e Francisco Cabral (com Nicolas Barrientos) estão qualificados para o quadro principal.