Federação Internacional e World Athletics criam fundo para ajudar atletas olímpicos
Um total de 193 atletas, todos qualificados para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, de 58 países, vão ter acesso ao fundo de ajuda criado pela World Athletics e pela Fundação Internacional de Atletismo (IAF), anunciaram este domingo os dois organismos.
Corpo do artigo
Cada atleta vai receber um total de 3000 dólares (cerca de 2600 euros) do fundo que foi criado em abril para apoiar os desportistas que estavam a passar por dificuldades financeiras por causa da suspensão das competições, devido à pandemia da covid-19.
Inicialmente, World Athletics e IAF tinham disponibilizado 500 mil dólares (460 mil euros), mas esse número acabou por aumentar para os 600 mil (530 mil) após várias doações e contribuições.
A IAF avançou que recebeu um total de 261 inscrições de atletas que cumpriam os requisitos necessários para ter acesso ao fundo. Além de estar qualificado para os próximos Jogos Olímpicos, cada competidor teve de provar a existência de quebra de rendimentos em relação a 2019 e nunca ter estado envolvido em casos de doping.
O pagamento começará a ser feito durante a próxima semana. Os nomes dos atletas não foram divulgados.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 foram adiados para 2021, devido à pandemia de covid-19, estando marcados para decorrer de 23 de julho a 8 de agosto.