A Federação Italiana de Ciclismo confirmou que todos os ciclistas sancionados por doping não poderão participar em campeonatos nacionais ou representar o país em Mundiais.
Corpo do artigo
O presidente da federação, Renato di Rocco, explicou que a exclusão afecta não apenas os ciclistas que tenham sido sancionados depois de 1 de Agosto de 2008, mas também os que têm antecedentes de castigos por doping.
O selecionador italiano, Paolo Bettini, considera a medida "muito dura e restritiva" e diz estar consciente de que a Itália "vai perder homens muito importantes", mas acata a decisão.
Bettini considera que agora será importante centrar atenções nos corredores mais jovens.
Nos Mundiais de estrada, em Copenhaga, nos finais de Setembro, a seleção italiana será composta por jovens promessas do ciclismo transalpino.
Inicialmente pensava-se que a medida afectaria apenas os ciclistas sancionados por "doping" após o verão de 2008.
A medida afasta definitivamente das seleções italianas ciclistas como Riccardo Ricco, Michelle Scarponi, Danilo di Luca e Alessandro Petacchi, controlado positivamente a salbutamol, em 2007, segundo a AFP.