A Federação Portuguesa de Futebol recebeu, esta segunda-feira, a certificação ambiental e é a primeira organização federativa europeia a receber esta distinção.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recebeu a certificação ambiental da APCER com o Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a norma internacional ISO 12001 e foi a primeira organização federativa europeia a obter esta distinção.
A certificação agora alcançada pela FPF visa a gestão das infraestruturas (edifício sede, centro logístico, Canal 11, Casa dos Atletas e espaços exteriores) e das atividades (serviços e produtos) prestadas pela federação na Cidade do Futebol. Os principais benefícios desta distinção são redução de custos, através da melhoria da eficiência dos processos, da diminuição de consumos (matérias-primas, água, energia) e minimização do tratamento de resíduos e efluentes.
"A FPF, desde o início do nosso mandato e sobretudo depois da construção da Cidade do Futebol, esteve sempre sensibilizada para questões ambientais. Trata-se, atualmente, de uma tema incontornável da sociedade pelo que todos os aspetos relacionados com a sustentabilidade e o ambiente devem estar entre as preocupações das organizações. Essa já era uma das nossas prioridades, tendo cuidado extremo na utilização dos recursos como a água, as matérias primas, a eletricidade e a energia", disse Fernando Gomes, presidente da FPF.