Nevin Yanit, atual campeã europeia dos 100 metros barreiras em pista coberta, foi suspensa por dois anos pela Federação de Atletismo da Turquia devido a doping.
Corpo do artigo
Trata-se do último de vários escândalos de doping que surgiram com a candidatura de Istambul à organização dos Jogos Olímpicos de 2020 e que revela que cerca de 30 atletas tenham sido sancionados só no último mês.
O Conselho Disciplinar da Federação Turca de Atletismo impôs a sanção a Yanit em fevereiro, após um controle antidoping, mas a atleta recorreu e insistiu numa contra-análise.
Agora, com o positivo da contra-análise, a federação suspendeu a campeã europeia, de 27 anos até, 2015.
Yanit irá perder a medalha de ouro que ganhou nos Campeonatos Europeus de atletismo de pista coberta, disputados em março em Gotemburgo, Suécia, onde venceu os 60 metros barreiras com 7,89 segundos.
A atleta ganhou a sua primeira medalha de ouro europeia em 2010 em Barcelona, onde estabeleceu também o recorde nacional da Turquia nos 100 m barreiras com 12,63 segundos.
Nos Jogos Olímpicos de Londres2012, Yanit melhorou o seu tempo ao terminar em 12,58 segundos os 100 metros barreiras, marca com a qual foi eleita melhor atleta europeia e quinta mundial na disciplina.
O escândalo de doping ocorre quando Istambul compete com Madrid e Tóquio para a organização dos Jogos Olímpicos de 2020, e a poucos dias de uma decisão definitiva, a 7 de setembro, na reunião do Comité Olímpico Internacional em Buenos Aires.