A. F. Porto e A. F. Aveiro ajudam os filiados a enfrentar a retoma. Federações de patinagem, voleibol e basquetebol também colaboram.
Corpo do artigo
As associações de futebol como a do Porto e a de Aveiro e várias federações vão disponibilizar testes gratuitos à covid-19 aos clubes com equipas inscritas para a retoma da competição dos escalões de formação.
Os organismos convergem na vontade de aliviar os clubes de um encargo que estava a deixar muitos dirigentes em pânico, dada a obrigatoriedade de realização de testes rápidos de pesquisa de antigénio (TRAg) ou PCR, até 72 horas antes do início das atividades de médio risco, com regresso autorizado na próxima segunda-feira.
A Associação de Futebol do Porto, num "esforço considerável" como vincou em comunicado, anunciou "medidas necessárias" para a defesa dos associados. Além da disponibilização dos testes gratuitos, decidiu isentar do pagamento de inscrições todos os atletas, sendo que os que já pagaram ficarão com uma espécie de "crédito" para utilizar na próxima época. Os jogadores dos escalões de formação a inscrever, entre depois de amanhã e 30 de abril pagarão 60% do prémio de seguro do respetivo escalão. Os atletas a inscrever a partir de maio pagarão 40% do prémio do respetivo escalão.
A Associação de Futebol de Aveiro anunciou, em comunicado, que vai suportar os custos dos testes, garantindo aos clubes a isenção do pagamento de inscrições dos atletas da formação, bem como um desconto de 40% na tarifa do seguro desportivo, desde os petizes até aos seniores, para as inscrições realizadas a partir de ontem.
Nas modalidades, o panorama de apoio é idêntico, a nível federativo. A Federação de Patinagem oferece testes até aos sub-15. Já a F.P. Basquetebol vai adquirir testes para os clubes do continente, desde que tenham, pelo menos, dez inscritos na formação. Procedimento idêntico será implementado pela F. P. Voleibol, que decidiu apoiar os clubes com o pagamento dos testes, de acordo com os atletas inscritos. Já a Federação de Andebol de Portugal tem previsto apoiar os clubes, mas ainda não pormenorizou o tipo de ajuda.
Desconfinamento
Médio risco (a partir de 19 de abril)
Andebol (em todas as variantes)
Aquatlo
Basquetebol
Corfebol
Futebol (incluindo o de praia)
Futsal
Hóquei em patins
Hóquei em linha
Hóquei subaquático
Voleibol