O tenista suíço Roger Federer, seis vezes campeão em Wimbledon, garantiu esta quinta-feira um lugar na terceira ronda do torneio londrino, após "despachar" o francês Adrian Mannarino em três "sets", e vai defrontar um velho rival, o argentino David Nalbandian.
Corpo do artigo
O terceiro cabeça de série da prova voltou a não ceder qualquer "set" e ultrapassou Mannarino pelos parciais de 6-2, 6-3 e 6-2, em uma hora de 25 minutos de jogo.
Federer, finalista em sete das últimas oito finais no All England Club (falhou em 2010), ficou assim a um triunfo de igualar o recorde do americano Ivan Lendl no total de vitórias em encontros do Grand Slam (222). Jimmy Connors detém a melhor marca histórica, com 234.
Na terceira ronda, o suíço vai ter pela frente David Nalbandian, que tem andado desaparecido do topo, mas que apresenta oito vitórias sobre Federer e uma final em Wimbledon (2002). Já ocupou também o terceiro lugar do ranking ATP, em 2006.
O argentino, 28.º pré-designado, eliminou o austríaco Andreas Haider-Maurer, por 6-3, 3-6, 6-4 e 6-4, após duas horas e 37 minutos.
O sérvio Novak Djokovic, segundo cabeça de série, qualificou-se também para a terceira ronda do terceiro Grand Slam do ano, ao superar o sul-africano Kevin Anderson em três "sets", por 6-3, 6-4 e 6-2. Agora, vai defrontar o cipriota Marcos Baghdatis, 32.º cabeça de série.
O sérvio, que este ano só perdeu um encontro, face ao suíço Roger Federer, nas "meias" de Roland Garros, nunca passou das meias-finais em Wimbledon, fase que atingiu duas vezes, em 2007 e 2010.
Djokovic precisa de atingir a final para roubar o primeiro lugar do "ranking" mundial ao espanhol Rafael Nadal, detentor do título.
O sueco Robin Soderling, quinto cabeça de série, recuperou de uma desvantagem de dois "sets" e bateu o australiano Lleyton Hewitt, por 6-7 (5-7), 3-6, 7-5, 6-4 e 6-4, após três horas e 50 minutos, marcando encontro na terceira ronda com o vencedor do embate entre o russo Igor Andreev e o australiano Bernard Tomic, que só termina sexta-feira.
Na terceira ronda está também o argentino Juan Martin Del Potro, 24.º cabeça de série e vencedor do Estoril Open, que bateu o belga Olivier Rochus por 6-7 (7-9), 6-1, 6-0 e 6-4, marcando encontro com o francês Gilles Simon.
Na competição feminina, a chinesa Li Na, quarta do "ranking" mundial e vencedora do torneio de Roland Garros, foi eliminada na segunda ronda, ao perder com a alemã Sabine Lisicki, por 3-6, 6-4 e 8-6, depois de desperdiçar dois "match-points" na terceira partida.
Esta foi a primeira grande surpresa na relva de Wimbledon e o fim da expetativa sobre Li Na, primeira asiática a vencer um torneio do Grand Slam depois de ter sido finalista do Open da Austrália, em Janeiro.
A norte-americana Serena Williams, bicampeã em título, qualificou-se para a terceira eliminatória ao superar a romena Simona Halep, pelos parciais de 3-6, 6-2 e 6-1, cabendo-lhe agora defrontar a russa Maria Kirilenko.
Por seu lado, a italiana Francesca Schiavone, cabeça de série número seis e finalista vencida em Roland Garros, qualificou-se para a terceira ronda, ao superar a checa Zahlavova Strycova por 7-5 e 6-3.