Federer sobe a segundo, Del Potro entra no "top-10" e Rui Machado no "top-80" do ranking ATP
A lista atualizada do "ranking" mundial de ténis assinala regresso do suíço Roger Federer à vice-liderança, a reentrada do argentino Juan Martin del Potro no "top-10" e o "salto" de oito lugares do português Rui Machado.
Corpo do artigo
Federer, que continua a ser considerado o melhor jogador de todos os tempos, ocupou pela última vez o segundo lugar da hierarquia a 07 de março de 2011, entregando a luta pela liderança ao sérvio Novak Djokovic e ao espanhol Rafael Nadal.
A prematura eliminação de Nadal na terceira ronda do Masters 1000 de Madrid e o triunfo de Federer na capital espanhola originaram esta "mexida" na parte cimeira da classificação mundial, que continua a ser ocupada por Djokovic.
Del Potro, recente bicampeão do Estoril Open em ténis, chegou às meias-finais em Madrid, onde foi eliminado pelo finalista vencido, o checo Tomas Berdych, e surge hoje no nono posto do "ranking", o que implica uma subida de duas posições e o regresso do argentino ao grupo dos dez melhores.
Entre os portugueses, Rui Machado reinstalou-se no "top-80", depois de um "salto" de oito posições, surgindo esta segunda-feira na 79.ª posição, dois dias depois de ter chegado às meias-finais do "challenger" de Roma.
Apesar de ter falhado a entrada no quadro principal do Masters 1000 de Madrid, Frederico Gil (eliminado na segunda ronda do "qualifying") conquistou, mesmo assim, duas posições, ficando um pouco mais perto do regresso ao "top-100" (108.º).
Em femininos, a grande alteração entre as dez melhores do WTA foi protagonizada pela norte-americana Serena Williams, que subiu da noda para a sexta posição depois de vencer o torneio de Madrid.
A mais nova das irmãs Williams bateu na final a líder do "ranking", a bielorrussa Viktoria Azarenka, que continua a comandar a lista confortavelmente, e conquistou o 41.º título da carreira.
Entre as portuguesas, Michelle de Brito continua a ser a mais cotada, ocupando o 146.º posto, enquanto Maria João Koheler, que este ano se tornou a terceira jogadora nacional a passar uma ronda no Estoril Open, conquistou um lugar e ocupa esta semana a 211.ª posição (ainda a 20 da sua melhor classificação, alcançada em fevereiro).