O suíço Roger Federer superou esta quinta-feira mais um obstáculo rumo à tentativa de se imortalizar no torneio de ténis de Wimbledon com o inédito oitavo troféu no terceiro "Grand Slam" da temporada.
Corpo do artigo
O atual número quatro do mundo reparte com o norte-americano Pete Sampras a liderança na galeria dos campeões do torneio londrino e mais um troféu no All England Club colocará o helvético como jogador com mais vitórias no maior torneio de relva.
O recordista de troféus em "majors" (17) superiorizou-se ao luxemburguês Gilles Muller, jogador proveniente do torneio de qualificação, em três "sets", pelos parciais de 6-3, 7-5 e 6-3.
Na terceira ronda, Federer discutirá uma vaga nos oitavos de final com o vencedor do encontro entre o espanhol Marcel Granollers, 30.º cabeça de série, e o colombiano Santiago Giraldo.
O líder da hierarquia, o espanhol Rafael Nadal, relegado pela organização para o estatuto de segundo cabeça de série, também passou para a terceira ronda, ao desforrar-se do checo Lukas Rosol, 52.º do "ranking".
Rosol tinha batido o espanhol na mesma fase da edição de 2012 do torneio londrino, mas o maiorquino "retificou" este desaire com a vitória de hoje por 4-6, 7-6 (8-6), 6-4 e 6-4.
Na terceira ronda, Nadal, campeão de Wimbledon em 2008 e 2010, defrontará o cazaque Mikhail Kukushkin, 63.º da hierarquia e que perdeu com o espanhol os dois anteriores confrontos diretos.
Em femininos, a norte-americana Serena Williams e a russa Maria Sharapova, duas grandes candidatas ao troféu, seguiram igualmente para a terceira ronda com vitórias tranquilas.
Williams, líder do "ranking" mundial e pentacampeã em Londres, venceu facilmente a sul-africana Chanelle Scheepers, 94.ª da hierarquia, por 6-1 e 6-1, enquanto Sharapova, quinta jogadora mundial e campeã de Wimbledon em 2004, deixou pelo caminho a suíça Timea Bacsinszky, 85.ª do circuito, com um triunfo por 6-2 e 6-1.
Ainda no quadro feminino, este terceiro dia assinalou as eliminações de duas campeãs do Portugal Open, a espanhola Carla Suarez Navarro, detentora do título, e a estoniana Kaia Kanepi, vencedora em 2012.
Suarez Navarro, 15.ª cabeça de série, perdeu com a cazaque Zarina Diyas, número 72 do mundo, por 7-6 (14-12), 5-7 e 6-2, enquanto Kaia Kanepi, 42.ª do "ranking", foi derrotada pela cazaque Yaroslava Shvedova, 65.ª, também em três "sets", por 6-3, 6-7 (4-7) e 6-2.