No Dia Nacional da Educação de Surdos, a SAD fogaceira surpreendeu uma turma bilingue da EREBAS de Santa Maria da Feira, tendo oferecido aos alunos puzzles e porta-chaves da mascote do clube, o Billas.
Corpo do artigo
Devido à pandemia de covid-19, a presença dos jogadores foi substituída por uma mensagem em vídeo, na qual Igor Rodrigues, Diga, Cris e Platiny expressaram-se em Língua Gestual, algo que se vem tornando habitual para jogadores do Feirense, em virtude das ações deste género que vêm sem sendo promovidas.
A comunidade surda, nomeadamente a mais nova e em idade escolar, lida ainda alguns entraves no seu dia a dia e esta data serve, precisamente, para alertar para essas desigualdades, procurar diminui-las e ajudar a construir uma escola mais inclusiva.
Os alunos da EREBAS, com idades entre os 6 e os 10 anos, também deixaram uma mensagem: "Hoje, celebramos o direito à educação das pessoas surdas. Nesta data, pretendemos informar e sensibilizar as pessoas para questões relacionadas com a nossa comunidade. Continuamos a defender que os alunos surdos têm o direito a aulas de Língua Gestual Portuguesa. Têm direito a ter intérprete nas suas aulas. A educação e a escola devem ser inclusivas".