António Félix da Costa foi nono classificado no E-Prix de Jeddah e perdeu a liderança do Campeonato do Mundo de Fórmula E para Oliver Rowland, que foi o segundo mais rápido nesta terceira prova do Mundial de monolugares elétricos.
Corpo do artigo
Depois de ter garantido dois segundos lugares nas duas primeiras provas da temporada, António Félix da Costa chegou à Arábia Saudita na liderança da classificação, com 37 pontos, mas a qualificação não correu bem ao português, que garantiu o 13.º lugar na grelha de partida.
Ainda assim, e apesar de um toque que sofreu logo no início e que danificou a asa traseira do Porsche, o piloto de Cascais realizou uma corrida ao ataque e não demorou a entrar nas posições pontuáveis. A primeira corrida de Jeddah estreou o novo sistema de carregamento dos monolugares - param nas boxes durante cerca de 30 segundos para garantir mais 10% de energia -, e Félix da Costa foi um dos primeiros a parar.
A decisão da equipa permitiu ao campeão do mundo da temporada 2019/20 escalar mais algumas posições e, a duas voltas do final, já rolava na sexta posição, mas o final da corrida foi penoso para os dois primeiros classificados do campeonato.
Oliver Rowland, que chegou a liderar com mais de quatro segundos de vantagem, ficou sem energia na última volta e perdeu o primeiro lugar para Max Gunther, com o mesmo a acontecer a Félix da Costa, que caiu de sexto para nono, resgatando apenas dois pontos.
Assim, o piloto de Cascais caiu para o segundo lugar do campeonato, com 39 pontos conquistados, enquanto Rowland, da Nissan, assumiu o comando com 43 pontos.
A segunda corrida de Jeddah realiza-se este sábado, a partir das 16.30 horas.