Os encarnados vão conhecer esta segunda-feira o adversário da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, num sorteio que arranca às 11 horas, em Nyon, na Suíça.
Corpo do artigo
Com o coeficiente de 87750 pontos, o Benfica assume o estatuto de cabeça-de-série, podendo calhar-lhe, em sorte, o Fenerbahçe, de José Mourinho, os franceses do Nice, e ainda os vencedores do Viktoria Plzen-Servette e Brann-Red Bull Salzburgo, jogos da segunda pré-eliminatória. No plano teórico, o Salzburgo será o opositor mais complicado: participou no último Mundial de Clubes e, de forma consecutiva, nas últimas seis fases de grupos da Champions. No entanto, para já, o conjunto austríaco terá de ultrapassar os noruegueses do Brann.
Apesar de ser orientado por Mourinho, o Fenerbahçe tem, por seu lado, mostrado fragilidades na Europa, pois não consegue atingir a fase decisiva na prova milionária desde 2008/09. Já o Nice, quarto classificado na liga francesa, pode, também, ser um osso duro de roer. No sorteio, o Benfica evita os cabeças-de-série Feyenoord (Países Baixos), Brugge (Bélgica), Glasgow Rangers (Escócia) e Panathinaikos (Grécia).
A terceira pré-eliminatória será disputada em 5/6 de agosto e a 12 do mesmo mês, antes mede forças na Supertaça, frente ao Sporting, no dia 31. No caso de qualificação, disputa o play-off em 19/20 e 26/27 de agosto.
Na última temporada, o Benfica alcançou o segundo lugar no campeonato, o que impossibilitou a entrada direta na Champions, mas o seu percurso na competição foi positivo. Amealhou 71,8 milhões de euros com a participação, que terminou nos oitavos-de-final, diante do Barcelona.