Vinte e cinco anos depois de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta1996, a atleta Fernanda Ribeiro foi homenageada pela Câmara Municipal de Penafiel, que colocou uma placa com o seu nome no Complexo Desportivo no Parque da Cidade, onde a atleta apadrinhou a pista ali construída recentemente.
Corpo do artigo
Com cinco participações nos Jogos Olímpicos, Fernanda Ribeiro é a atleta portuguesa mais medalhada de sempre e, segundo Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, "uma referência no país". Por isso, esta segunda-feira, 25 anos depois de Fernanda Ribeiro se ter sagrado campeã Olímpica, dos 10 mil metros em Atlanta, o município de Penafiel descerrou uma placa em homenagem à atleta no Complexo Desportivo de Penafiel, localizado no Parque da Cidade.
Além disso, a atleta apadrinhou ainda a pista de atletismo construída no local. "Para nós a homenagem maior não é a placa que agora acabamos de descerrar, mas é esta pista que aqui está, um trabalho que se iniciou há vários anos e que tinha por objetivo criar na terra dela uma pista de atletismo, que tem condições para acolher todo o tipo de provas de atletismo e vai permitir que muitos jovens possam ter oportunidade no mundo do desporto", explicou o edil penafidelense.
Foi com muito orgulho que Fernanda Ribeiro - uma das quatro atletas portuguesas a conquistar a medalha de ouro para Portugal, nos mais de 100 anos de participação do país na competição - recebeu esta homenagem. Recordando todo o seu percurso, "importante" para a sua carreira, a atleta mostrou-se muito satisfeita com o facto de a sua terra dispor agora de melhores condições para a prática do atletismo e ter uma pista apadrinhada por si. "A melhor coisa que me podiam dar, foi uma pista na cidade onde comecei", referiu, deixando o desejo de que seja utilizada por muitas crianças.
Recuando 25 anos e ao dia em que se sagrou campeã olímpica, Fernanda Ribeiro conta que sofreu, momentos antes de entrar em competição, mas que viveu "dos dias mais felizes" da sua vida. Subir ao pódio, ouvir o hino português, com a bandeira de Portugal e partilhar o momento com os adeptos foi "das coisas que eu senti mais prazer de ouvir". "E quando damos a volta de honra queremos mostrar ao público o nosso país e a nossa bandeira. Das coisas melhor que me aconteceu", completou.
1422150433582292994