
DIMITAR DILKOFF/AFP
O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) venceu este domingo o Grande Prémio da Grã-Bretanha em Fórmula 1, nona prova do Mundial da especialidade, disputado no Circuito de Silverstone, Inglaterra.
Fernando Alonso beneficiou de um erro numa mudança de pneus do campeão do Mundo, o alemão Sebastian Vettel. Na nona prova do Mundial, Vettel procurava a sétima vitória, mas foi "traído" pelos seus mecânicos, que perderam muito tempo para apertar umas das rodas do Red Bull.
"Vi o problema nas 'boxes' com o Sebastian e nesse momento estávamos na frente, mas não sabíamos o que podia acontecer depois disso. Sabia que esta era uma corrida para ter calma, para não cometer erros. Sabia que o carro tinha o suficiente para ganhar e foi isso que aconteceu", disse Alonso, citado pela AP.
Alonso conquistou a 27.ª vitória da carreira, algo que não acontecia desde o Grande Prémio da Coreia do Sul, antepenúltima prova de 2010, subindo ao lugar mais alto do pódio num dia importante para a "escuderia" italiana.
"Faz hoje 60 anos que a Ferrari ganhou o seu primeiro Grande Prémio na Fórmula 1. Hoje ganhei no mesmo circuito", referiu Alonso, que subiu ao terceiro lugar do Mundial.
Sebastian Vettel não usou o erro na troca de pneus para se desculpar, reconhecendo que a Ferrari foi melhor em Silverstone.
"Houve uns pequenos erros aqui e ali. Não podemos acertar sempre, mas dou crédito à Ferrari - eles estão a ficar mais fortes e a melhorar o seu. Por isso, temos de continuar a trabalhar duro", referiu o alemão.
Na última volta, Vettel foi pressionado pelo seu colega de equipa, o alemão Mark Webber, que tinha saído da "pole position", mas que recebeu ordens para não ultrapassar o seu companheiro, que assim aumentou a vantagem no Mundial para 80 pontos.
"Obviamente, o Mark discordou disso. É um resultado de equipa. Percebo a frustração do Mark, mas também não podemos deitar pontos fora. Não queríamos nenhum dos nossos pilotos no muro nas duas últimas voltas", disse o director da Red Bull, Christian Horner.
Também na última volta, o britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) ultrapassou Felipe Massa (Ferrari), com os dois carros a encostarem-se, antes de o brasileiro sair ligeiramente da pista à entrada da recta da meta.
Neste momento, Vettel tem 204 pontos, mais 80 que Webber, mais 92 de Alonso e mais 95 que Hamilton e o britânico Jenson Button, que foi obrigado a desistir depois de um dos pneus do seu McLaren ter ficado mal colocado.
A 10.ª prova do Mundial disputa-se na Alemanha, no circuito de Nurburgring, de 22 a 24 de Julho.
