O espanhol Fernando Alonso (Ferrari) venceu este domingo o Grande Prémio da Grã-Bretanha em Fórmula 1, nona prova do Mundial da especialidade, disputado no Circuito de Silverstone, Inglaterra.
Corpo do artigo
Fernando Alonso beneficiou de um erro numa mudança de pneus do campeão do Mundo, o alemão Sebastian Vettel. Na nona prova do Mundial, Vettel procurava a sétima vitória, mas foi "traído" pelos seus mecânicos, que perderam muito tempo para apertar umas das rodas do Red Bull.
"Vi o problema nas 'boxes' com o Sebastian e nesse momento estávamos na frente, mas não sabíamos o que podia acontecer depois disso. Sabia que esta era uma corrida para ter calma, para não cometer erros. Sabia que o carro tinha o suficiente para ganhar e foi isso que aconteceu", disse Alonso, citado pela AP.
Alonso conquistou a 27.ª vitória da carreira, algo que não acontecia desde o Grande Prémio da Coreia do Sul, antepenúltima prova de 2010, subindo ao lugar mais alto do pódio num dia importante para a "escuderia" italiana.
"Faz hoje 60 anos que a Ferrari ganhou o seu primeiro Grande Prémio na Fórmula 1. Hoje ganhei no mesmo circuito", referiu Alonso, que subiu ao terceiro lugar do Mundial.
Sebastian Vettel não usou o erro na troca de pneus para se desculpar, reconhecendo que a Ferrari foi melhor em Silverstone.
"Houve uns pequenos erros aqui e ali. Não podemos acertar sempre, mas dou crédito à Ferrari - eles estão a ficar mais fortes e a melhorar o seu. Por isso, temos de continuar a trabalhar duro", referiu o alemão.
Na última volta, Vettel foi pressionado pelo seu colega de equipa, o alemão Mark Webber, que tinha saído da "pole position", mas que recebeu ordens para não ultrapassar o seu companheiro, que assim aumentou a vantagem no Mundial para 80 pontos.
"Obviamente, o Mark discordou disso. É um resultado de equipa. Percebo a frustração do Mark, mas também não podemos deitar pontos fora. Não queríamos nenhum dos nossos pilotos no muro nas duas últimas voltas", disse o director da Red Bull, Christian Horner.
Também na última volta, o britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) ultrapassou Felipe Massa (Ferrari), com os dois carros a encostarem-se, antes de o brasileiro sair ligeiramente da pista à entrada da recta da meta.
Neste momento, Vettel tem 204 pontos, mais 80 que Webber, mais 92 de Alonso e mais 95 que Hamilton e o britânico Jenson Button, que foi obrigado a desistir depois de um dos pneus do seu McLaren ter ficado mal colocado.
A 10.ª prova do Mundial disputa-se na Alemanha, no circuito de Nurburgring, de 22 a 24 de Julho.