Fernando Santos com a vida complicada na Polónia e Lewandowski pede novo capítulo
Depois da derrota deste domingo, por 2-0, frente à Albânia, o técnico português referiu que não equaciona pedir a demissão do cargo de selecionador polaco. Por sua vez, Lewandowski, a estrela da companhia, falou da necessidade de "começar um novo capítulo".
Corpo do artigo
Não se augura fácil a vida de Fernando Santos no comando da Polónia. O técnico luso, de 68 anos, perdeu frente à Albânia, por 2-0, somando a terceira derrota em cinco jogos na qualificação do Euro 2024. O culminar destes resultados coloca as águias brancas muito mal posicionadas, ocupando o quarto lugar com seis pontos, a dois dos lugares de qualificação.
"Não vou demitir-me hoje, nem amanhã. É preciso pedir ao presidente. Se ele entender que não me quer como treinador, fala comigo e havemos de encontrar uma solução. Eu serei sempre uma solução", referiu o técnico aos jornalistas.
Quanto à frustração dos adeptos, Fernando Santos afirmou entender o estado de espírito. "Eu também estou assim, os jogadores estão muito tristes no balneário porque queriam dar uma alegria. Mas isto não funciona assim. Temos muito respeito e queríamos ter vencido". apontou, acrescentando, contudo, ter, ainda, muito pouco tempo à frente da seleção polaca.
"Tenho dez treinos atrás de mim. Dez. Não podemos falar de nove meses de trabalho, são dez treinos. Estamos na fase de transição da seleção polaca. Havia uma equipa e agora terá de ser criada uma nova, para o futuro, durante muitos anos. Estamos a lidar com um período de transição, embora, claro, também queiramos vencer, mas temos de deixar de ser uma equipa com determinada ideia de jogo para aproveitar as características destes jogadores. Será com estes que a Polónia terá de crescer. É isso que estamos a tentar fazer nos poucos treinos que temos. Se olharmos só para o resultado, não vamos ver nada", destacou.
Já Lewandowski, o maior jogador da história do futebol polaco, profundamente desiludido, salienta não existir "explicação" para o que aconteceu. "Temos que pedir desculpas aos adeptos e sinto-me pessoalmente responsável por isto. Acho que temos de começar um novo capítulo", rematou.