O selecionador Fernando Santos desvalorizou, este sábado, o mau estado ao relvado do Stade Josy Barthel, palco do encontro de domingo com o Luxemburgo, e mostrou-se confiante no apuramento de Portugal para o Euro2020 de futebol.
Corpo do artigo
"O adversário é o Luxemburgo. O frio e o relvado são contingências do futebol. Portugal tem jogadores de altíssimo nível, que estão habituados a tudo. Não podemos estar à partida a arranjar fatores de desculpa", afirmou Fernando Santos.
O selecionador português falava aos jornalistas no complexo desportivo de Bissen, localizado a 40 quilómetros da capital luxemburguesa, num ginásio que durante algumas horas foi transformado em sala de imprensa e no qual foi feita a conferência de imprensa de antevisão do jogo do Grupo B de qualificação.
Jogámos aqui há quatro anos e o campo também não estava bom. Ganhámos 2-0
"Jogámos aqui há quatro anos e o campo também não estava bom. Ganhámos 2-0. Vamos encontrar o melhor estilo de jogo dependendo do relvado. Isso é algo que os jogadores vão decidir perante o estado do relvado", referiu o técnico, de 65 anos.
Tal como já tinha acontecido antes do primeiro jogo, em Alvalade (3-0), Fernando Santos voltou a elogiar a equipa do Luxemburgo, que vai jogar "olhos nos olhos" com Portugal, mas mostrou-se confiante que a seleção nacional vai estar no próximo Europeu.
"É um adversário de qualidade, mas se fizermos o que temos que fazer e devemos fazer, vamos ganhar e alcançar o apuramento", disse o selecionador nacional, adiantando que poderá fazer algumas alterações no "onze", sobretudo devido a questões físicas.
11520644
Com Cristiano Ronaldo a dois golos de atingir os 100 com a camisola das "quinas", Fernando Santos foi desafiado a escolher o melhor do capitão com Portugal, mas o treinador campeão europeu optou por fazer "futurologia".
"Espero que amanhã [domingo] faça o golo mais bonito da carreira", concluiu.
Bernardo Silva afasta desculpas e fala numa seleção "confiante"
Bernardo Silva também rejeitou que o mau estado do relvado do estádio Josy Barthel possa servir de desculpa para um possível mau resultado de Portugal no Luxemburgo.
"Espero que o relvado esteja nas melhores condições possíveis, mas não há desculpas, quer se jogue num bom relvado ou num menos bom. Vamos tentar ganhar o jogo e dar o melhor para estar no Europeu. Os jogadores estão habituados a todos os tipos de condições. Não há desculpas", afirmou Bernardo Silva aos jornalistas.
"Estamos confiantes. É um jogo decisivo, frente a uma seleção que nos criou grandes problemas no primeiro jogo. É uma seleção muito forte, mas Portugal quer estar no Euro", reforçou o médio do Manchester City.
Com um encontro por disputar no Grupo B, a Ucrânia, já apurada, lidera com 19 pontos, mais cinco do que Portugal, segundo classificado, e seis do que a Sérvia, terceira. O Luxemburgo é quarto posicionado, com quatro pontos.
Na última jornada, Portugal joga no Luxemburgo, enquanto a Sérvia recebe a Ucrânia, com um triunfo da 'equipa das quinas' a proporcionar o apuramento direto para a fase final, independentemente do resultado obtido pelos sérvios.
O Luxemburgo-Portugal está agendado para as 15 horas (14 horas em Portugal continental) e vai ter arbitragem do espanhol Jesús Gil Manzano.