O Braga joga em casa e até é o anfitrião, mas mais parecerá o "sparring partner" do Boavista, no jogo da primeira jornada da liga 204/15, que assinala o regresso do clube do Bessa à elite do futebol português, após seis anos de calvário jurídico. A bola pincha ao final da tarde deste domingo, a partir das 19 horas.
Corpo do artigo
Uns três mil nostálgicos adeptos do Boavista têm entrada para o jogo. O Estádio AXA deverá ter uma assistência a rondar meia casa, cerca de 15 mil espectadores.
Na equipa do Boavista, confirma-se a ausência de Brito. O extremo cabo-verdiano, que foi um dos destaques da pré-época, lesionou-se no último jogo de preparação, com o Gondomar. A maioria dos jogadores alinhados pelo treinador Armando Petit é composta por ilustres desconhecidos do grande público.
O guarda-redes Mika, internacional sub-20, que fica no banco, o central Fábio Ervões, formado no F.C. Porto e em tempos anunciado para uma grande carreira, e o médio Tengarrinha, este já com tarimba na primeira liga, são os nomes mais destacados da equipa do Bessa.
No Braga, confirmam-se as ausência do guarda-redes brasileiro Matheus e do copatriota Djavan, lateral esquerdo emprestado pelo Benfica. Ficam na bancada, porque a SAD braguista ainda não recebeu os certificados internacionais dos jogadores para poder inscrevê-los na liga.
Para a baliza do Braga avança o guarda-redes russo Kritciuk. Três jogadores contratados neste defeso, os laterais Marcelo Goiano e Tiago Gomes, e o médio Pedro Tiba serão titulares na equipa treinada por Sérgio Conceição.
Sob arbitragem de Vasco Santos (A.F. Porto), as duas equipas alinharão da seguinte forma:
Braga - Kritciuk; Marcelo Goiano, Aderlan Santos, André Pinto, Tiago Gomes; Custódio, Pedro Tiba, Ruben Micael; Alan, Éder, Rafa.
Boavista - Monllor; João Dias, Lucas Rocha, Fábio Ervões, Anderson Correia; Tengarrinha, Idrissa, Brayan; Zé Manel, Bobô, Julian.