Festa na receção e um feriado antecipado: "Hoje, com a Taça, começa o Dia de Portugal”
A chegada da seleção nacional à Cidade do Futebol, em Oeiras, deu-se ao início da tarde num ambiente de festa. De Roberto Martínez até aos jogadores, "orgulho", "qualidade", "obrigado" e o anseio de um futuro igualmente vencedor marcaram os discursos. Houve ainda tempo para fotos com o troféu.
Corpo do artigo
Depois de uma receção apoteótica de duas centenas de adeptos no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o autocarro da Seleção Nacional dirigiu-se até às instalações da Cidade do Futebol, em Oeiras, onde chegou por volta das 14 horas. No exterior, vários funcionários, elevando bandeiras, receberam com gritos e aplausos a comitiva composta pelo staff e parte dos jogadores, já que nem todos embarcaram no avião com destino a Portugal.
Os primeiros a descer foram Rúben Dias e Bruno Fernandes transportando a taça até ao interior das instalações, mais precisamente para um auditório. Lá dentro, ao som de "A Minha Casinha", dos Xutos e Pontapés, foram passadas algumas imagens que marcaram a caminhada até ao título para delícia de um Roberto Martínez de sorriso rasgado e profundamente emocionado.
"Gostaria de dizer que esta taça representa o esforço e o profissionalismo que temos na Federação. Os jogadores contra a Alemanha e a Espanha mostraram tudo aquilo que temos aqui: orgulho e muita qualidade. Já sei que amanhã é o dia de Portugal, mas hoje, com a Taça, começa o dia de Portugal, afirmou o selecionador nacional, num pulpito improvisado, passando a palavra aos jogadores.
"Em nome da equipa, queria agradecer a excelente receção da vossa parte. Agradecer também, como já fiz ontem, a todos os portugueses que estiveram presentes na Alemanha. Foram importantíssimos para nós. Isto é apenas mais uma taça para nós, porque daqui para a frente, não só nós, mas todas as outras gerações, esperamos tornar este espaço mais amplo e com mais taças para o nosso país", garantiu Bruno Fernandes, num futuro que Rúben Dias anseia igualmente que seja promissor.
"Obrigado por todo o apoio. Infelizmente não estamos todos e não vamos fazer desta celebração o que ela realmente deveria ser, por questões de agenda, agenda e porque a época ainda não terminou para a maioria de nós. Mas a seu tempo vamos ter oportunidade de o fazer. Como já disse em muitas entrevistas, Foi uma vitória importante, mais um título para o nosso País, mas foi especial pelas equipas que batemos. Para agora, mas especialmente para o que aí vem. Espero que continuem connosco a acreditar e venham mais títulos, atirou o central.
Após as honras, Roberto Martínez e Pedro Proença, em conjunto, pegaram no troféu para o deixar numa posição de destaque. Seguiu-se uma fotografia de grupo dos jogadores juntamente com a seleção de sub-19 feminina, que na próxima quarta-feira inicia a prestação no Campeonato da Europa do escalão.