A FIFA anunciou, esta quarta-feira, a abertura de uma investigação aos incidentes protagonizados por adeptos alemães durante a partida de qualificação para o Mundial de 2018 frente à República Checa, na passada sexta-feira, em Praga.
Corpo do artigo
Durante a partida, um grupo de adeptos alemães entoou cânticos nazis, assobiou enquanto os hinos nacionais eram entoados e lançou insultos ao jogador alemão Timo Werner, jogador do Leipzig, eterno rival do Dínamo de Dresden, cidade considerada o coração da antiga Alemanha nazi.
No final do jogo que os alemães venceram por 2-1, ao contrário do que é habitual, os campeões do mundo não se deslocaram às bancadas para saudar os adeptos e desceram diretamente aos balneários.
O embaraço alemão foi ainda maior devido ao facto de a partida com os checos se ter disputado no aniversário da invasão da Polónia por parte da Alemanha, em 1939, ação militar que deu início à II Guerra Mundial.
Em consequência do episódio, a Federação Alemã de Futebol (DFB) pode ser sancionada com multa ou até com perda de pontos, apesar de todos os responsáveis - de dirigentes, a treinadores e jogadores - terem criticado a atitude de um grupo de cerca de 200 adeptos, que terão comprado bilhetes sem o conhecimento da DFB.