A nova competição feminina deverá realizar-se a cada quatro anos, à semelhança do Mundial masculino de clubes. A primeira edição disputa-se no primeiro trimestre de 2026 e deverá contar com 16 equipas.
Corpo do artigo
A FIFA avançou esta quarta-feira, em Banguecoque, na Tailândia, a criação de um Mundial de clubes feminino que contará com a presença de 16 equipas. A primeira edição deverá ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2026, em local ainda a definir.
Esta nova competição feminina será disputada de quatro em quatro anos, à semelhança do Mundial de clubes masculino, que conta com a participação de 32 equipas. Por curiosidade, esta primeira edição do novo formato, em 2025, vai contar com a presença de dois clubes portugueses, o Benfica e o F. C. Porto.
O conselho da FIFA, reunido no 74.º Congresso do organismo, propôs ainda a criação de outra competição anual de clubes femininos, a pedido das Confederações, nos anos em que não exista Mundial de clubes. No entanto, não foi revelada a duração, número de participantes ou a forma de apuramento.
No evento que decorreu na Tailândia, foram ainda anunciadas mudanças no calendário internacional do futebol feminino para o triénio 2026/29. As janelas FIFA passam de seis para cinco fevereiro-março, abril, maio-junho, outubro e novembro-dezembro.
Na sexta-feira será revelado o local onde se realizará o Mundial feminino 2027. Estão na corrida pela organização da 10ª edição do Mundial de seleções, o Brasil e a candidatura conjunta de Bélgica, Países Baixos e Alemanha.