FIFA autoriza que decisões dos árbitros sejam audíveis nos estádios em Portugal
Conselho de Arbitragem recebeu luz verde para que as explicações dos árbitros sejam audíveis pelos espectadores nos estádios. Este procedimento apenas era utilizado em competições organizadas pela FIFA. Anúncio oficial será feito ainda esta semana, segundo apurou o JN.
Corpo do artigo
Portugal vai ser um dos primeiros países a poder testar as decisões audíveis dos árbitros sobre determinadas situações nos jogos, quando merecem a atenção do VAR, o que possibilitará uma comunicação a todos os espectadores presentes no estádio. Segundo apurou o JN, a FIFA e o IFAB deram luz verde para que esse sistema possa ser testado no futebol português e o anúncio oficial deve ser feito ainda esta semana por parte do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
Segundo apurou o JN, Portugal foi escolhido porque foi um dos primeiros países a manifestar interesse em testar esta nova ferramenta tecnológica. Ainda recentemente, Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, manifestou o desejo para que os espectadores nos estádios pudessem ouvir da boca do árbitro, e naquele momento de jogo, uma determinada decisão indicada pelo VAR. Além disso, a FIFA também considerou Portugal porque foi um dos primeiros países a escolher a videoárbitro como ferramenta de auxílio importante para a arbitragem.