Candidatura conjunta entre Portugal, Espanha e Marrocos vai organizar o Campeonato do Mundo de 2030, que marcará o centenário da maior competição de seleções do futebol mundial.
Corpo do artigo
A FIFA confirmou, esta quarta-feira, que o Mundial 2030 vai ser organizado por Espanha, Marrocos e Portugal. A candidatura ibero-marroquina convenceu a entidade que rege o futebol mundial. Também Argentina, Uruguai e Paraguai estarão envolvidos no evento de forma a marcar o centenário da prova.
Esta será a primeira vez que Portugal participará na organização de um Mundial, depois de ter acolhido a edição de 2004 do Campeonato da Europa.
“Cumprimos hoje a última etapa da nossa candidatura, após dois anos de trabalho. Marrocos, Portugal e Espanha construíram uma candidatura diversa e multicultural, que deixa princípios e convicções que queremos deixar como legado. Temos obrigação de cuidar do futebol e dar-lhe um sentido que inspire todos. Queremos alargar o número de praticantes, independentemente do género e da condição”, disse Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
No mesmo congresso extraordinário de hoje, Gianni Infantino, presidente da FIFA, confirmou também que o Mundial 2034 vai ser disputado na Arábia Saudita.