Lançada há dois anos, candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial corre a bom ritmo. Atribuição está para breve.
Corpo do artigo
Anunciada há precisamente dois anos, a 5 de junho de 2021, a candidatura de Portugal à organização do Mundial 2030, em conjunto com a Espanha, está bem viva e decorre a bom ritmo. Ao que o JN apurou, a FIFA esteve recentemente em Lisboa e no Porto para visitar os estádios da Luz, de Alvalade e do Dragão, os três que a Federação Portuguesa de Futebol apresentou como hipóteses para receber jogos da grande competição.
A comissão coordenadora do organismo que tutela o futebol mundial também já esteve em Espanha, país que, em caso de vitória desta candidatura, vai acolher a maior parte das partidas da fase final.
No ano passado, a Ucrânia juntou-se à parceria luso-espanhola, no que foi entendido como uma mensagem de paz e de esperança para o país, que vive uma situação de guerra após a tentativa de anexação por parte da Rússia. Para já, a Federação Ucraniana de Futebol ainda está envolvida no projeto. Em março de 2023, Marrocos também se juntou a Portugal e Espanha, e mantém-se dentro do projeto.
Rivais sul-americanos
De forma oficial, a única candidatura que já se apresentou como rival veio da América do Sul, também em organização conjunta, neste caso da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. Os quatro países pretendem organizar o Mundial para, de forma simbólica, festejarem o centenário da primeira edição da prova, realizada em 1930, em solo uruguaio. A Arábia Saudita também já expressou a intenção de se candidatar, chegando a falar-se de ter Cristiano Ronaldo como embaixador, mas a ideia inicial de o fazer em conjunto com o Egito e a Grécia nunca chegou a ser oficializada.
Segundo apurámos, a comissão coordenadora da FIFA enviará em breve o caderno de encargos que a candidatura de Portugal e Espanha, mais Ucrânia e Marrocos, terá de cumprir para poder organizar o Campeonato do Mundo daqui a sete anos. A decisão quanto à atribuição não deverá demorar, prevendo-se que surja durante o próximo ano, provavelmente durante o Congresso da FIFA que se realizará em maio de 2024.