A FIFA garantiu, esta quarta-feira, não ter tomado qualquer decisão quanto à data em que se realizará o Mundial de Futebol de 2022, no Qatar, explicando que as declarações do seu secretário-geral foram feitas a título pessoal.
Corpo do artigo
Em comunicado, a FIFA reiterou que a decisão sobre a eventual transferência do Mundial do Qatar para o período de inverno, de modo a evitar as altas temperaturas que se fazem sentir no emirado durante o verão, não será tomada antes da fase final do Mundial do Brasil, que se inicia em junho próximo.
"O secretário-geral Jerome Valcke explicitou, numa entrevista à Radio France - como já tinha feito anteriormente - que, na sua opinião, o Mundial de 2022 deve ocorrer no inverno e que as datas mais adequadas são entre 15 de novembro e 15 de janeiro", refere o organismo que superintende o futebol a nível mundial.
A FIFA assegura que o processo de consulta "não será apressado", uma vez que faltam ainda oito anos para a realização da prova e há tempo para "considerar todos os elementos relevantes para uma tomada decisão".
"Consequentemente, não será tomada qualquer decisão antes do Mundial de Futebol que se aproxima, tal como fora decidido pelo comité executivo da FIFA", assegura a associação.
As datas definitivas apenas vão ser anunciadas em dezembro de 2014, no Comité Executivo da FIFA.