Organismo emitiu um comunicado esta quarta-feira sobre o episódio que expõe Enzo Fernández, médio da seleção argentina, que já mereceu um processo disciplinar do Chelsea.
Corpo do artigo
A FIFA anunciou esta quarta-feira que abriu um inquérito aos cânticos racistas proferidos por jogadores da seleção argentina, após a vitória na Copa América diante da Colômbia.
"A FIFA tomou conhecimento de um vídeo a circular nas redes sociais e o incidente está a ser investigado. A FIFA condena firmemente todas as formas de discriminação por parte de qualquer pessoa, incluindo jogadores, adeptos e dirigentes”, indicou o organismo.
O vídeo mostra Enzo Fernández, jogador do Chelsea, em grande plano e a cantar no autocarro, fazendo alusões à descendência africana dos jogadores da seleção francesa. O médio argentino vai ser alvo de um inquérito disciplinar do clube inglês num caso que já ganhou dimensão política e já levou o governo francês a pronunciar-se.
"O Chelsea considera completamente inaceitáveis quaisquer formas de comportamentos discriminatórios. Orgulhamo-nos de ser um clube diverso e inclusivo, no qual todas as pessoas, de todas as culturas, comunidades e identidades são bem-vindas. Temos em conta e apreciamos o pedido de desculpa público do nosso jogador e usaremos isso como uma oportunidade para educar. O clube instaurou um processo disciplinar interno", adiantou o clube inglês em comunicado.
Enzo Fernández já se retratou sobre o episódio, publicando uma mensagem nas redes sociais: "A canção inclui linguagem muito ofensiva e não existe qualquer desculpa para estas palavras. Sou contra todas as formas de discriminação e peço desculpa por me ter deixado levar pela euforia na celebração da Copa América”.