Estratégia da Sabgal/Anicolor foi decisiva para o corredor português, de 33 anos, assegurar a vitória final no Grande Prémio Jornal de Notícias.
Corpo do artigo
O palmarés de ilustres vencedores do Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc passou a ter um novo nome, com Frederico Figueiredo (Sabgal/Anicolor) a segurar a camisola amarela que tinha conquistado na quinta das oito etapas da prova. O português, de 33 anos, beneficiou, nesta última viagem, na Maia, de um trabalho exemplar da equipa, que fez uma gestão rigorosa da fuga que marcou o dia e carregou o líder até ao pódio final. Figueiredo terminou com três segundos de vantagem sobre Tiago Antunes (Efapel) e oito para Afonso Eulálio (ABTF/Feirense), que, respetivamente, fecharam as contas principais.
Quem também fez a festa foi Miguel Salgueiro (AP Hotels /Tavira/Farense), que venceu esta última etapa, num sprint restrito com Pedro Silva (ABTF /Feirense) e Nicolas Tivani (Aviludo/Louletano), protagonistas da fuga do dia, que ainda chegou a ameaçar o camisola amarela.
Estratégia e emoção
Essa escapada, que deu contornos emocionantes à corrida, formou-se logo no quilómetro inicial, desenhada por Pedro Silva, Miguel Salgueiro, Marcos Gomez (TechnoSylva) e pelo vencedor da edição do ano passado, Rafael Reis (Sabgal/Anicolor).
O quarteto foi consolidando uma vantagem que chegou a ser superior a quatro minutos, deixando Pedro Silva, por largos quilómetros, como virtual camisola amarela. No último terço da etapa, Gomez e Reis deixaram o grupo da frente e foram rendidos por Nicolas Tivani, quepassou a ser o virtual líder.
A Sabgal/Anicolor percebeu que tinha de anular a ameaça que os fugitivos representavam, mas também não tinha interesse numa chegada compacta ao sprint, para evitar que Tiago Antunes, 2.º classificado, pudesse destacar-se nas bonificações finais.
Numa estratégia gerida ao segundo, a equipa de Águeda conseguiu esse desidrato, dando algum espaço para que a fuga tivesse sucesso, mas controlando uma chegada compacta do pelotão, fazendo com que Frederico Figueiredo cruzasse a meta já a sorrir.