Infetados no campeonato aumentam e já há 20 casos conhecidos. Marítimo só tem 15 jogadores disponíveis.
Corpo do artigo
O futebol português também não escapa ao aumento de casos de covid-19 que o país tem registado nas últimas semanas. Depois do surto no Belenenses SAD, no final de novembro, antes do jogo com o Benfica - os "azuis" tiveram 19 infetados com a variante ómicron -, os casos voltam a aumentar no campeonato português e já foram registados, pelo menos, 20 infetados na Liga até ontem ao início da noite.
Os números mais preocupantes são os do Famalicão, que informou, sem revelar nomes, haver nove infeções no plantel, entre jogadores, equipa técnica e staff, estando no grupo, sabe o JN, o treinador Rui Pedro Silva. A seguir surge o Marítimo, que conta com seis jogadores infetados (Stefano Beltrane, Fábio China, Rúben Macedo, Edgar Costa, Diogo Mendes e Pedro Pelágio).
O surto na equipa insular estende-se também à equipa sub-23, que conta com números ainda mais preocupantes: uma dezena de casos, o que, como explicou o Marítimo em comunicado, "não permite ao plantel principal fazer-se valer dos mais novos". Para o jogo de hoje, diante do Vizela, que recusou adiar o jogo devido aos custos das viagens, Vasco Seabra só pode contar com 15 atletas, já que, além dos jogadores infetados, Tim Soderstrom e Bruno Xadas recuperam de lesão.
Recorde-se que, no ano passado, foi em dezembro, mais propriamente na terceira semana, que se registou o maior número de infeções na Liga. Só no F. C. Porto, Benfica e Sporting, 46 atletas testaram positivo no mês em que se celebra o Natal.
Surto no Rio Ave com 20 infetados deixa jogo em risco
A covid-19 atacou em força o plantel do Rio Ave, registando-se um surto com mais 20 casos, que afeta jogadores, treinadores e staff. Perante a situação, e segundo apurou o JN, os responsáveis do clube vila-condense estão a tentar adiar o jogo da próxima sexta-feira, frente ao Sporting da Covilhã, e ponderam interromper os treinos consoante os resultados de nova ronda de testes. Também o Leixões e o Mafra estão a contas com casos positivos e já acordaram adiar o jogo entre ambos, que se realizaria amanhã, para 2 de fevereiro, às 15.30 horas. No Feirense, Zé Ricardo, Washington, João Tavares e Petkov também estão infetados e não defrontam o Benfica B.