Vice-presidente do clube carioca volta à carga no interesse no médio do F. C. Porto, cuja família não quer ir para o Brasil
Corpo do artigo
Em fim de contrato no F. C. Porto, Matheus Uribe tem o Flamengo a fazer marcação cerrada e o interesse do clube carioca voltou a ser assumido, pela voz do vice-presidente, Marcos Braz. "O Uribe interessa, claro, mas a negociação é complexa. É um jogador que está há muito tempo no mercado europeu, com excelente desempenho. O Flamengo tem desvantagem quando se fala de mercado europeu, pela moeda. Em euros, mesmo com todo o esforço e empenho, ainda existe essa diferença", afirmou o dirigente do Fla, citado pela ESPN Brasil, antes do sorteio da Taça Libertadores, que se realizou no Paraguai.
"Vai depender muito dele. O Uribe está num clube da Europa [F. C. Porto] que talvez queira que ele continue lá", acrescentou Braz.
A decisão do internacional colombiano, de 32 anos, ainda não está tomada e, ao que o JN apurou, o maior entrave a que aceite a proposta do Flamengo tem a ver com o contexto pessoal, pois a família pretende continuar na Europa e não vê com bons olhos uma eventual mudança para o Brasil.
Renovar o contrato com o F. C. Porto é, nesta altura, um cenário improvável, tendo em conta os valores elevados que estão em cima da mesa (o Flamengo oferece a Uribe um salário anual de cerca de três milhões de euros limpos, além de um prémio de assinatura de mais três milhões) e um certo desgaste depois de quatro anos de grande exigência ao serviço dos dragões.
Além do clube do Rio de Janeiro, equipas do Médio-Oriente e o Tigres, do México, também já mostraram interesse, mas o "cafetero" não deve decidir já, à espera que surja um emblema do futebol europeu com uma proposta que lhe agrade do ponto de vista desportivo e financeiro, e que ao mesmo tempo lhe permita satisfazer a vontade familiar.
Peça-chave no Dragão
Recorde-se que o médio chegou ao F. C. Porto em 2019, tendo sido contratado ao América do México, por 9,5 milhões de euros. Nas últimas quatro épocas, foi quase sempre opção prioritária para Sérgio Conceição, somando até agora 165 jogos e 13 golos, com sete títulos conquistados (dois campeonatos, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga).