
Cedric Soares e Adrien Silva eram duas das figuras da Académica
Ivan Del Val / Global Imagens
Todos os clubes de futebol têm dias marcantes na sua história. Na Académica, foi 20 de maio de 2012, quando bateu o Sporting por 1-0 para conquistar a Taça de Portugal. Dez anos depois, o clube está noutra posição. Confirmou esta época a descida para a Liga 3, algo que nunca tinha acontecido, e o ambiente vivido em Coimbra é completamente diferente.
Com craques como Cedric Soares e Adrien Silva, a Académica de Coimbra, um clube histórico no futebol português, encheu os adeptos de orgulho com a conquista da Taça de Portugal. Foi o segundo troféu da história, depois de ter vencido a prova em 1938/39 e foi a definição da "festa da taça": uma equipa pequena a derrubar o gigante na final, o culminar de um bom projeto que mantinha a briosa como uma equipa consistente no campeonato português.
No entanto, após a vitória o clube entrou num declínio gradual, que culminou, no fim da época 2015/16, na descida de divisão. Parecia algo temporário, dar um passo atrás para depois dar dois em frente, com o regresso de um projeto bem sustentado, à medida do calibre da Académica. Porém, esse regresso nunca aconteceu. O melhor que os estudantes conseguiram na Liga 2 foi um quarto lugar e o declínio continuou. Na presente temporada, confirmaram a descida à Liga 3, algo que nunca tinha acontecido e que foi um verdadeiro choque para os adeptos com mais esperança.
Num espaço de 10 anos a Académica viveu tudo: venceu a Taça de Portugal, tinha um projeto com fortes alicerces que permitia dar consistência à equipa na Liga, desceu ao segundo escalão e, finalmente, ao terceiro.
Os craques
Em tom nostálgico, recordamos o onze inicial escolhido pelo treinador Pedro Emanuel para bater o Sporting e onde estão no dia de hoje.
Ricardo Nunes - Atualmente representa o Varzim, que competia na Liga 2 mas também confirmou a descida à terceira divisão esta época.
Cedric Soares - O lateral compete no Arsenal, na Liga inglesa. Após vários bons anos no Sporting, transferiu-se para o Southampton, onde foi consistente, até chegar aos "gunners".
João Real - Retirado do futebol. O central afastou-se dos relvados em 2018/19, na Académica.
Abdoulaye Ba - Compete com as cores do Arouca, na primeira divisão portuguesa, após um percurso em vários clubes internacionais.
Hélder Cabral - Aos 38 anos representa o Comércio e Indústria, da divisão distrital da AF Setúbal.
Diogo Melo - Jogou apenas três jogos esta temporada no Castrense, da AF Beja, e retirou-se do futebol aos 38 anos
David Simão - Atualmente é colega de equipa de Abdoulaye Ba no Arouca. Na altura de conquista da Taça de Portugal, era um médio promissor, emprestado pelo Benfica.
Adrien Silva - Após um trajeto internacional, depois da saída do Sporting, com passagens pelo Leicester e Mónaco, Adrien Silva compete agora no Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos.
Marinho - Figura histórica da Académica, retirou-se do futebol em 2019 na briosa.
Diogo Valente - Com 37 anos atua ao serviço do Salgueiros, no Campeonato de Portugal.
Edinho - O experiente avançado representa o Torreense, que conseguiu a subida à Liga 2 esta época.
