Foi um dos jogadores mais altos de sempre na NBA e agora estreia-se no futebol com 40 anos
Pavel Podkolzin tem 2,26 metros, sendo o sétimo jogador mais alto de sempre na NBA, apesar de não ter tido grande sucesso nos EUA. Agora, decidiu aventurar-se num novo desporto, a jogar futebol na Rússia.
Corpo do artigo
Aos 40 anos, o russo estreou-se pelo Amkal Moscovo num jogo da Taça da Rússia, com uma vitória sobre o Kaluga (1-0), e o gigante disse estar contente com a prestação, já que quase fez um golo. "É uma grande cidade, bom clima, uma grande equipa", revelou. Na NBA, foi escolha de 1.ª ronda pelos Utah Jazz, mas acabou trocado para os Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki. Fez seis jogos em duas temporadas, antes de ser dispensado em 2006.
Podkolzin entra para a história como um dos maiores jogadores de sempre a pisar os pavilhões norte-americanos. Os 226 centímetros colocam-no em sétimo lugar de uma tabela em que Gheorghe Muresan lidera (2,31 metros), seguido de Manute Bol (2,31 metros) e Tacko Fall (2,29 metros). Segundo as medidas oficiais, Zach Edey, dos Memphis Grizzlies, é o mais alto a atuar na NBA atualmente, com 2,24 metros.
Com uma carreira feita essencialmente nos pavilhões de basquetebol da Rússia, a sua altura ajudou a ter algum sucesso, mas Podkolzin acreditar ter jeito para o futebol e já fez história ao ser o mais alto de sempre a jogar no país de origem.
Eski NBA uzunu, 2.26 metrelik Pavel Podkolzin, 40 yaşında futbolcu oldu. Rusya Kupası'nda ilk maçına 11'de başlamış, dümenden gol de atıyormuş az kalsın pic.twitter.com/4zRMwkN3Q7
- Berkay Terzi (@berkayterzi_) August 21, 2025
.

