O treinador do Benfica, Jorge Jesus, afirmou, quarta-feira, que a sua equipa fez "um jogo perfeito" frente ao Twente para a Liga dos Campeões em futebol e que já foi cumprido o primeiro objectivo da temporada.
Corpo do artigo
"O Benfica fez o melhor jogo da época. Fez uma primeira parte perfeita a nível técnico e a nível tácito. Controlou todos os movimentos do adversário. Conquistamos o primeiro objectivo que era atingir um lugar na fase de grupos da 'champions'", disse.
Para Jorge Jesus aproxima-se agora uma nova fase onde os "encarnados" terão de ombrear com os melhores da Europa, um factor que irá motivar a equipa.
"Quando se joga com os melhores tudo o que possa fazer será uma forma de valorização, nunca de frustração. Antes do jogo já sentia a equipa com uma adrenalina muito alta, bem mais do que estava antes de jogar com o Feirense. Eles sabem que têm qualidade para jogar com os melhores e naturalmente ficam motivados com essa possibilidade. A partir de agora queremos continuar a jogar a um nível alto, com equipas tão ou mais fortes do que a nossa", defendeu.
O médio belga Alex Witsel, autor de dois dos três golos do Benfica frente ao Twente, mereceu rasgados elogios por parte de Jorge Jesus, que o considera um elemento fundamental para a fase que agora se avizinha.
"Ele tem características especiais. Tem grande qualidade técnica e fisicamente é muito forte. Este ano, também a pensar na 'Champions', tentámos assegurar jogadores com essas qualidades físicas para aquela zona do campo. Hoje demonstrou toda a sua capacidade. Fez um grande jogo, premiado com dois golos", asseverou Jorge Jesus.
O treinador garante que o Benfica não alterou o esquema táctico em relação à temporada passada e que a "pequena nuance" feita libertou Pablo Aimar em campo.
"Parece-vos que jogamos em 4x2x3x1, mas é o mesmo sistema que utilizávamos antes. O Aimar fez hoje um dos melhores jogos nestes três anos em que trabalho com ele. Nesta posição não se desgasta tanto, enquanto no outro posicionamento tem de fechar mais", concluiu.
O treinador do Twente, Co Adriaanse, reconheceu que o Benfica tem uma equipa "muito forte" e com qualidade para disputar a Liga dos Campeões, ao invés da sua que tem melhor perfil para a Liga Europa.
Co Adriaanse, que falava em conferência de imprensa após a derrota, por 3-1, com o Benfica, na Luz, em jogo da segunda mão do "playoff" de acesso à "champions" frisou que desde o início o Twente procurou chegar ao golo como melhor forma de se proteger do Benfica.
"Não perdemos com uma equipa qualquer, mas com uma grande equipa. Não concordo que tenhamos apresentado um 'onze' demasiado ofensivo. Caso tivesse entrado em campo preocupado em defender teríamos sofrido ainda mais golos e mais cedo", afirmou o antigo treinador do F. C. Porto.
O técnico holandês não poupou elogios ao 'onze' dos "encarnados", tendo referido que as duas equipas "protagonizaram um jogo muito bonito".
"Gostei muito do guarda-redes do Benfica, do lateral esquerdo, de toda a linha defensiva, do Aimar e do Cardozo. O Benfica tem uma grande equipa. Penso que a Liga Europa é, neste momento, a melhor competição para nós. A Liga dos Campeões é muito rápida para as nossas características", enfatizou.
Co Adriaanse aproveitou o momento para confessar que sente algumas saudades do futebol português depois de ter orientado os "dragões" em 2005/06, equipa com a qual conquistou o título nacional.
"Os jogos com o Benfica e o Sporting eram sempre muito bons. Também gostava muito dos jogos na Madeira. A vista é muito bonita. Não sinto é saudades dos encontros com equipas mais pequenas apenas com dois ou três mil espectadores", concluiu.