Boavista tem recuperado fulgor e volta a fazer jus ao estatuto de referência na formação de futsalistas.
Corpo do artigo
A bandeira da formação está de volta ao topo da haste. Recuperado o fulgor perdido no período mais delicado da história, o Boavista voltou a ter o estatuto de referência na arte de bem formar e tem vários craques a despontar. Alimentar a equipa principal, que disputou a fase de subida da 2.ª Divisão e na qual mais de 80% do plantel é formado no Bessa, é a principal prioridade dos responsáveis axadrezados.
"O Boavistão estará de volta a curto/médio prazo". A garantia é dada por António Morais, responsável máximo pelo futsal do Boavista, salientando que o clube "está a recuperar depois de ter caído no inferno", em alusão ao período delicado que passou o emblema do Bessa, bem como da descida ao Distrital da equipa de futsal. "Fomos resistindo e estamos a renascer, crescendo sustentadamente. A formação foi, é e será sempre uma das nossas bandeiras e a base de sustentabilidade", realça o histórico dirigente, considerando ser "fundamental o Boavista ter um novo pavilhão". Atualmente, as diversas equipas do clube estão divididas por quatro pavilhões da cidade.
"A maior dificuldade passa pela logística, pois era fundamental estarmos mais centralizados. Ter um novo pavilhão, que é o sonho de todos os boavisteiros, permitiria criar outra dinâmica e desenvolver-nos com maior qualidade", justifica, António Morais, assegurando que "há novos craques a despontar" no Bessa.
Um clube procurado
Na formação do Boavista, o sentimento em representar o clube do coração é bem notório, desde os jogadores a dirigentes e treinadores. Uma paixão que ajuda a superar adversidades e a elevar o emblema do Bessa. "A formação está ao nível das melhores, mas queremos mais. Estamos a reestruturar e equilibrar os plantéis para, na próxima época, conseguirmos resultados ambiciosos", explica João Queirós, coordenador dos iniciados, juvenis e juniores do clube, vincando, no entanto, que a "principal prioridade é formar jogadores para a equipa principal".
Na base da pirâmide, a academia funciona como a primeira e principal forma de recrutamento, na qual a afinidade das crianças e familiares pelo clube facilita o aparecimento de novas promessas. "O Boavista é um clube apetecível e muito procurado. Além da vertente desportiva, temos uma grande preocupação social. Mais importante do que ganhar jogos é o bem-estar e felicidade das crianças", garante Carlos Sousa, coordenador da academia e boavisteiro de coração. Um sentimento que transborda no Bessa.
Boavista Futebol Clube
Fundação: 01-08-1903
Sócios: 24 000
Atletas na formação: 110
Palmarés: cinco títulos nacionais e 16 distritais
Treinos: de segunda a sexta-feira
Horários: das 19 às 22 horas
Mensalidade: 20 euros