
Mundial do próximo ano volta a arrancar na Austrália
Scott Barbour / POOL / AFP)
O calendário para a temporada de 2025 não apresenta nenhum local diferente dos deste ano, mas muda a ordem dos grandes prémios. Portugal continua sem receber a Fórmula 1.
Ainda agora começou a época de Fórmula 1 de 2024, mas a FIA não perdeu tempo e já divulgou o calendário completo para a temporada de 2025, com algumas novidades, mas sem nenhum circuito português à vista. Os locais que vão receber as corridas são os mesmos 24, com as novidades a ocorrerem apenas na ordem dos eventos.
De forma a fugir ao período de Ramadão, a organização de automobilismo decidiu voltar à Austrália para inaugurar a temporada, voltando assim aos velhos tempos, ao invés do que aconteceu nos últimos anos com as corridas a começarem com o GP do Bahrain. A corrida final mantém-se em Abu Dhabi, no icónico circuito de Yas Marina. A única corrida ao sábado, no próximo ano, será no fim de semana de 20 a 22 de novembro, em Las Vegas, como já e costume.
As alterações introduzidas no calendário em 2024 para criar um melhor fluxo geográfico das corridas continuam para 2025, com o GP do Japão em abril, depois das idas à Austrália e à China, seguido predominantemente pelas corridas europeias durante o verão e as do continente americano durante o outono, antes do Qatar e Abu Dhabi terminarem a época consecutivamente.
Stefano Domenicalli, CEO da F1, anunciou o novo calendário com muito ânimo. "Mais uma vez, vamos visitar 24 locais incríveis em todo o mundo, oferecendo corridas de topo, hospitalidade e entretenimento, que serão apreciados por milhões de fãs em todo o mundo”, começou por comunicar. "Embora a nossa atenção esteja centrada na estabilidade global da Fórmula 1, temos também um dever comum para com o ambiente, a saúde e bem-estar do pessoal que viaja”, concluiu.

