Depois de uma semana de pausa no que diz respeito a corridas, a ação da Fórmula 1 está de volta, desta vez no Grande Prémio da Áustria, no Red Bull Ring, em Spielberg.
Corpo do artigo
O Grande Prémio da Áustria, nona corrida da temporada, decorre durante este fim de semana, de 30 de junho a 2 de julho, no Red Bull Ring, em Spielberg. Este Grande Prémio terá a particularidade de receber a segunda corrida Sprint da temporada (total de seis), ficando o sábado (1 de julho) às 15h30 horas, reservado para acolher a corrida deste formato.
Recorde-se que um Sprint é, basicamente, uma corrida de curta duração, com pontuação reduzida, no qual o resultado final desta prova irá ditar a posição de partida dos pilotos para a corrida de domingo à tarde.
Relativamente à qualificação, a mesma decorrerá hoje (30 de junho), por volta das 16 horas e irá definir a grelha de partida para a corrida sprint. O dia mais aguardado de todo o fim de semana é, naturalmente, domingo, onde irá decorrer a corrida do Grande Prémio austríaco (2 de julho) às 14 horas.
Max Verstappen, atual bicampeão mundial, tem vindo a dominar a atual temporada da Fórmula 1 e antevê-se que possa voltar a vencer, neste fim de semana, na Áustria. Outro fator que o neerlandês tem a seu favor, é que este Grande Prémio será realizado “em casa” da sua equipa (Red Bull).
Das oito corridas já realizadas esta temporada, Verstappen acabou por vencer em seis ocasiões, tendo o seu colega de equipa, Sergio Pérez, vencido as outras restantes.
O total domínio por parte da Red Bull Racing Honda face às demais equipas do campeonato é notório, isso traduz-se a que a equipa austríaca ocupe a primeira posição na classificação de construtores do campeonato com 321 pontos. A segunda posição é ocupada pela Mercedes (167 pontos) e o pódio termina com a Aston Martin a ocupar a terceira posição da tabela, com 154 pontos.
Em termos de classificações individuais, o piloto dos Países Baixos encontra-se destacado no topo da tabela com 195 pontos, seguido do seu colega de equipa Sergio Pérez, o mexicano tem ao momento, 126 pontos. O pódio fica fechado com Fenando Alonso, o experiente piloto espanhol conta com 117 pontos, num ano de estreia pela sua nova equipa, a Aston Martin.
A corrida que terá a distância de 306.452 quilómetros e que totalizará 71 voltas ao Red Bull Ring, irá ter início no domingo às 14 horas.