
Prova vai decorrer no Autódromo Internacional do Algarve
Foto: Fórmula 1 / X
A Fórmula 1 anunciou, nas redes sociais, que chegou a acordo para a realização de duas provas no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
"Como parte de um acordo de dois anos, o Autódromo Internacional do Algarve voltará ao calendário da F1", lê-se na publicação da organização na rede social X.
BREAKING: Formula 1 to return to Portugal in 2027 and 2028
- Formula 1 (@F1) December 16, 2025
As part of a two-year agreement, the Autódromo Internacional do Algarve will be back on the F1 calendar!#F1 pic.twitter.com/WnYIY37jSr
De recordar que em agosto, na Festa do Pontal, o primeiro-ministro Luís Montenegro tinha referido que estava "tudo pronto" para o regresso do mítico Grande Prémio de automobilismo a Portugal.
"Assegurámos a realização do MotoGP, a prova mãe do motociclismo a nível mundial para 2025 e 2026. E estou em condições de vos dizer que temos tudo pronto para formalizar o regresso da Fórmula 1 ao Algarve no próximo ano, em 2027", assegurou na altura.
Em 2020 e 2021, na altura da pandemia, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) já tinha acolhido a prova, a primeira com público limitado na bancada. Já a segunda, à porta fechada, consagrou a ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Michael Schumacher como o piloto com o maior número de vitórias de sempre, ao chegar aos 92 triunfos na classe.
"É com enorme orgulho que confirmamos o regresso da Fórmula 1 a Portugal e ao Autódromo Internacional do Algarve. Este anúncio representa o reconhecimento da excelência técnica do nosso circuito, e também um palco para a demonstração da paixão e dedicação dos nossos fãs", disse Jaime Costa, Chairman e CEO do AIA.
"O Grande Prémio de Portugal constituirá um impulso significativo para o turismo, para a economia local e para toda a comunidade. Esta conquista só foi possível graças ao apoio contínuo do Governo Português, do Turismo de Portugal e do Turismo do Algarve, a quem expressamos o nosso sincero agradecimento", acrescentou, deixando uma garantia.
"O traçado único da nossa pista continuará a desafiar os melhores pilotos do mundo e a proporcionar um espetáculo incomparável. Estamos totalmente empenhados em assegurar uma edição memorável e em elevar, mais uma vez, os padrões de qualidade dentro e fora da pista", concluiu.
A relação entre Portugal e a Fórmula 1 já conta com décadas. O primeiro evento realizou-se em 1958, no Porto. Depois, a prova acabaria por passar em Monsanto e no Estoril, onde grandes lendas triunfaram, mas uma em especial destaca-se pela importância do contexto.
A 21 de abril de 1984, no Estoril, o tricampeão mundial Ayrton Senna celebrou a primeira vitória na Fórmula 1. Debaixo de uma chuva torrencial, o falecido piloto brasileiro bateu a concorrência de forma categórica a Lotus.
