A cumprir apenas a sexta época como treinador principal, Arne Slot tira o melhor do Liverpool e ameaça do ídolo Pep Guardiola.
Corpo do artigo
Arne Slot era treinador principal há apenas cinco anos, tinha uns míseros seis jogos disputados na Liga dos Campeões e dois títulos no currículo, ambos no pouco mediático e, para alguns, nada competitivo futebol neerlandês. Ainda assim, o Liverpool, através do seu meticuloso departamento de scouting, chegou à conclusão que era ele o sucessor indicado de Jurgen Klopp e não, por exemplo, Ruben Amorim, outro dos alegados concorrentes ao cargo. Avançou e contratou-o ao Feyenoord por quase 10 milhões de euros, convencido pela ideia de jogo, o futebol de ataque, a pressão alta e a super intensidade que caracterizam todas as suas equipas. Bem vistas as coisas, uma fotocópia de Klopp.
Este domingo, à 13.ª jornada, o Liverpool de Slot pode deixar o grande rival Manchester City a 11 pontos de distância e dar um passo importante rumo ao título.Para além de liderar à vontade a Premier League (10 vitórias, um empate e uma derrota), os “reds” ganharam os cinco jogos já disputados na Liga dos Campeões, o último ao Real Madrid. O plantel é praticamente o mesmo da época passada - Federico Chiesa foi a única contratação -, com o impacto do treinador, de 46 anos, a ser visto como crucial para o Liverpool chegar a dezembro como um dos grandes candidatos a conquistar os principais troféus. Afinal, Arne Slot, que começou a carreira de treinador há cerca de dez anos, na formação do PEC Zwolle, só está a repetir o que fez anteriormente: na primeira época como treinador principal, em 2019/20, o AZ Alkmaar partilhava a liderança com o Ajax, antes de o campeonato ser suspenso devido à pandemia de Covid-19; seguiu-se o Feyenoord, e logo na primeira temporada atingiu a final da Liga Conferência, perdida para a Roma, de José Mourinho, seguindo-se o título de campeão dos Países Baixos em 2022/23, dominando a liga do princípio ao fim.