FPF diz que cabe à Liga decidir sobre a utilização de Mihaj frente ao Sporting
Jogador albanês viu o quinto amarelo frente ao F. C. Porto, mas como o jogo desta terça-feira, com os leões, é relativo à 20.ª jornada, há dúvidas sobre se pode ser utilizado ou não.
Corpo do artigo
A utilização de Enea Mihaj por parte do Famalicão frente ao Sporting continua em dúvida, depois de o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter emitido um comunicado em que deixa claro que, recorrendo ao Regulamento Disciplinar da Liga, “cabe à Comissão de Instrutores, sob a orientação e supervisão da Direção da Liga, a competência para a execução das decisões disciplinares”.
O central albanês viu o quinto amarelo frente ao F. C. Porto, o que o afasta automaticamente do encontro seguinte, mas o facto de o duelo com o Sporting ser relativo à 20.ª jornada, tendo sido adiado devido a questões de segurança, levantou dúvidas aos famalicenses.
Ora, nesse sentido, o Famalicão pediu esclarecimentos à Liga de Clubes, que é o organizador do campeonato, por sua vez, remeteu essa decisão para o Conselho de Disciplina da FPF. No entanto, a entidade refere que "não pode responder a pedidos de informação de clubes e agentes desportivos sobre a execução de sanções".
Na nota, o CD informa que vinha correspondendo "informalmente aos pedidos de auxílio que com grande frequência lhe foram chegando da Comissão de Instrutores da Liga", numa "colaboração graciosa" que "cessou em fevereiro quando o Conselho concluiu que tal colaboração era potencialmente geradora de equívocos e correspondia a uma cortesia que não tinha reciprocidade".
"Se os clubes e os agentes desportivos entendessem que seria mais adequado que coubesse ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e não à Comissão de Instrutores da Liga o dever de responder a dúvidas que tenham sobre a execução das sanções, teriam pugnado por uma alteração do Regime Jurídico das Federações Desportivas e depois promovido uma alteração do Regulamento Disciplinar da Liga. Enquanto tal não suceder, cabe exclusivamente à Comissão de Instrutores e à Liga a competência em sede de execução de sanções, competência que denegam se omitirem os deveres a que estão vinculados", conclui o comunicado.
Por outro lado, neste processo, a Comissão de Instrutores da Liga não recebeu nenhuma posição oficial do CD e, como tal, não pôde responder às pretensões do Famalicão. Isso significa que pode haver riscos na utilização do jogador frente ao Sporting o que deve levar o clube minhoto a não colocar o futebolista na ficha de jogo.